3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. NUMEA – NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – RETOMA SUAS ATIVIDADES NO PARQUE ECOLÓGICO MARIA…

NUMEA – NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – RETOMA SUAS ATIVIDADES NO PARQUE ECOLÓGICO MARIA TUCA

NUMEA abrigará várias atividades ligadas ao meio ambiente.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, reabriu, na manhã desta terça-feira (17/05), nas dependências do Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”, o NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”.

Participaram da cerimônia da retomada das atividades, o prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; o vereador João Francisco de Lima Filho (João JJ), representando a Câmara Municipal; os secretários Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação), José Hélio de Oliveira Júnior (Agricultura e Meio Ambiente) e demais secretários municipais; além de alunos, supervisores de ensino, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Durante o ato, a professora Inajara Fiusa de Barros Ramos, bióloga responsável pela Oficina de Meio Ambiente, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Núcleo Ambiental, bem como apresentou um vídeo sobre o mesmo assunto.

Depois, os alunos do NUMEA – com a colaboração da professora Fátima de Oliveira Inocêncio, que ministra a Oficina “Ateliê Sustentável” – declamaram o poema “Cuidando da Terra”, de Leila Maria Grillo. E, por fim, os alunos da EMEF “Eunice Pereira de Camargo”, realizaram um lançamento de foguetes, visto que os mesmos são participantes da “Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG”, que é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes (construídos pelos próprios educandos), a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Sobre o NUMEA – O NUMEA foi criado em 2010, pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, com o intuito de propiciar a formação socioambiental de crianças e jovens, por meio de Oficinas Curriculares, oferecidas aos alunos da Rede Municipal de Educação, em período oposto ao horário regular das aulas.

Por meio da motivação da preservação da natureza e do respeito ao meio ambiente, o Núcleo promove ações de sustentabilidade que estimulam o bem-estar individual e coletivo, auxiliando na construção de uma sociedade mais humanizada e consciente ambientalmente.

Neste retorno das aulas, o NUMEA está com 105 alunos matriculados, dos 3º, 4º e 5º anos das EMEF’s “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, “Prof.ª. Magaly Azambuja de Toledo” e “Prof. José Galvão Sobrinho”. Cada turma de alunos, com idades de 8 a 10 anos, terão duas aulas semanais e participarão de quatro oficinas curriculares. São elas:

– Meio Ambiente: aulas expositivas com apresentação de conceitos ambientais; com o objetivo de refletir sobre as ações humanas que auxiliam na conservação do meio ambiente, fazendo uso dos “3Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar), sensibilizando os alunos sobre a preservação e uso consciente dos recursos naturais, principalmente os não-renováveis, evitando o desperdício; e ensinando a eles a respeito das doenças relacionadas a poluição e as suas formas de prevenção.

– Horta e Roça: aulas práticas e expositivas, com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância do consumo de um prato mais “colorido”, com diversidades de verduras e legumes – de preferência de origem orgânica, que possa ser produzido em suas próprias casas, a partir do que aprenderam no Núcleo.

– Ateliê Sustentável: aulas práticas, com conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas do dia a dia, visando reciclar e reaproveitar materiais para diminuir a poluição do planeta.

– Recreação: aulas práticas, estimulando as atividades físicas, vivenciando diferentes condições climáticas por meio de observações em passeios ecológicos e gincanas educativas, sempre evidenciando a temática “Preservação do Meio Ambiente”.

Vale ressaltar, que todas as quartas-feiras, o NUMEA atende as demais escolas da Rede de Ensino Municipal, com agendamento prévio, para execução do Projeto “Por Dias Melhores”. Esse Projeto é para alunos do 1° ao 9° anos, com idades de 6 a 14 anos, com o objetivo de despertar a consciência ecológica e fazer com que se tornem multiplicadores dessa consciência para a sociedade. Para isso, eles vivenciam o contato com a natureza, realizando atividades lúdicas com os professores capacitados na área de Educação Ambiental e refletindo sobre hábitos diários, suas implicações e melhor qualidade de vida aliada à preservação do meio ambiente.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.