Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. APÓS LANÇAMENTO DE MURAL, POEMA “TATUIANÊS”, DE CRISTINA SIQUEIRA, GANHA VÍDEO NO CANAL DO MUSEU NO…

APÓS LANÇAMENTO DE MURAL, POEMA “TATUIANÊS”, DE CRISTINA SIQUEIRA, GANHA VÍDEO NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

Publicado em:

Escritora e poetisa Cristina Siqueira ganhou vídeo no canal do YouTube do Museu Paulo Setúbal.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, estreou em seu canal no Youtube o vídeo do poema “Tatuianês”, da escritora e poetisa Cristina Siqueira. A produção audiovisual ilustra virtualmente o mural poético da obra, que se encontra – desde o dia 29 de abril – na Rua Sete de Maio, em frente à Praça do Museu.

O poema “brinca” com o jeito tatuiano de falar, considerado pela escritora como um dialeto próprio do município, como falar a letra “R” arrastada ou substituí-la em palavras que tem o “L” como letra correta, como nas palavras farta (falta) e frecha (flecha); ou até mesmo a pronuncia pausada das vogais, como o “E” dando origem ao folclórico “leitE quentE”. Além disso, a criação do mural teve o objetivo de valorizar o Museu e seus arredores, com poemas que incentivem à leitura em espaço público.  

O vídeo (disponível no link https://bit.ly/3M4OlMl) trata a literatura a partir do jeito peculiar de falar do tatuiano, passando pela poética de Paulo Setúbal, que muito inspirou Cristina Siqueira, e de seus professores de Língua Portuguesa, que sempre fomentaram a cultura literária na cidade. “Esse é um start a um movimento de fomento à literatura na Praça do Museu. Não há separação entre literatura e vida, entre os recursos físicos, metafísicos e de conhecimento que disponho, está tudo aqui, esta é a minha cidade que fala”, comenta a escritora, proponente do Projeto. 

O mural poético e o vídeo “Tatuianês” receberam recursos por meio do Edital de Cultura nº 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III da Lei Aldir Blanc (LAB); e contam com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo