Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE MAIO DO MUSEU FOCA NOS 85 ANOS DE FALECIMENTO DO ESCRITOR PAULO SETÚBAL 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE MAIO DO MUSEU FOCA NOS 85 ANOS DE FALECIMENTO DO ESCRITOR PAULO SETÚBAL 

Publicado em:

Interior do Museu Histórico Paulo Setúbal.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, terá, durante o mês de maio, uma vasta programação cultural, com o intuito de valorizar o Dia Municipal da Literatura Tatuiana e a Semana Nacional de Museus, ambos focados na memória e nos 85 anos de falecimento de Paulo Setúbal (1937-2022), que é o patrono do Museu Histórico do município. 

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana é comemorado na Cidade Ternura desde 2012 e foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4.581, de 27 de setembro de 2011. A escolha pelo dia 4 de maio foi devido a dois fatos importantes na história da cidade: o nascimento de Chiquinha Rodrigues, em 1886, e a morte de Paulo Setúbal, em 1937.Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como “Chiquinha Rodrigues”, foi ex-prefeita de Tatuí, de saudosa memória, e denomina ruas na Vila Dr. Laurindo e no Bairro Guaxingú, em São Paulo, além de uma creche na Praça da Bandeira de Tatuí e duas unidades escolares na Capital Paulista. Chiquinha Rodrigues destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde. O escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí, denomina seu Museu Histórico e a praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a E. E. “Barão de Suruí” e a EMEF “João Florêncio”. É autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas, estão: “Alma Cabocla”; “As Maluquices do Imperador”; “A Marquesa de Santos”; e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário da cidade.  

Já a 20ª Semana Nacional de Museus, de 23 a 29 de maio, com o tema “O Poder dos Museus”, ressalta a importância das ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, funções sociais e criação de repertórios para o futuro. 

Programação – Confira a programação completa deste mês:

– Dia 1º/05 (domingo), às 19h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube  (https://bit.ly/3rebu51), espetáculo teatral “Alma Pueril”, de Amanda de Moraes Cardoso, da “Dupla Companhia”. 

– De 02/05 a 15/06, inscrições (https://bit.ly/3xVTgeh) para o 2º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.  

– Dia 03/05 (terça-feira), às 17h, na Praça da Matriz, Clube do Choro, do Conservatório de Tatuí.  

– Dia 03/05 (terça-feira), às 20h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Concerto Didático “O Violão pelo Mundo”, de Fernando Thiago da Silva. 

– Dia 05/05 (quinta-feira), às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, V Conferência Municipal de Cultura de Tatuí, com o tema “Sistema Municipal de Cultura”. 

– Dia 05/05 (quinta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, sarau de lançamento e noite de autógrafos do livro “Não Alimente o Monstro!”, de Raquel Prestes.  

– Dia 06/05 (sexta-feira), às 19h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube  (https://bit.ly/3rebu51), “Tatuianês”, de Cristina Siqueira.  

– Dia 06/05 (sexta-feira), às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, Projeto “Música no CEU”, com sertanejo raiz de Mel Moreira. 

– Dia 07/05 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça” com “Piano com Café”, de Maria Antônia Negrão. 

– Dia 07/05, às 16h, no Rancho da Viola de Tatuí, Mostra Cultural “Um Grande Encontro Caipira”. 

– Dia 09/05 (segunda-feira), das 13h às 16h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, contação de histórias dos livros “O Menino passou por aqui”, “Ovelha Raquel”, “Vamos Jogar”, “As mães nunca são iguais”, “O Senhor compratudo”; “História para um boi dormir” e “Não alimente o monstro!”, com a escritora tatuiana Raquel Prestes.

 – Dias 10 e 11/05 (terça e quarta-feira), às 170h, e dia 12/05 (quinta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, espetáculo teatral “Confiteor (Confissões de Paulo Setúbal)”, de Fernando Goivinho. 

– Dia 12/05 (quinta-feira), às 19h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube  (https://bit.ly/3rebu51), documentário “Muito Mais que Melodias”, de Gabriel Vanin. 

 – Dia 14/05 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com “Play On – One Live to Live, de Natália Domingues de Campos. 

– Dia 15/05 (domingo), às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, teatro para bebês, Projeto “Scaratuja”, da Catarsis Produções. 

– Dia 15/05 (domingo), às 17h, no Lar São Vicente de Paulo, espetáculo “O Dia de Todos os Chicos ou a Festa das 5 horas”, de Tiago Augusto Marcos. 

– Dia 17/05 (terça-feira), às 17h, na Praça da Matriz, “Rodas de Choro”, do Conservatório de Tatuí. 

– Dia 18/05 (quarta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, música e cultura Hip-Hop “Está Escrito”, de Elvis Mendes Leal. 

– Dia 19/05 (quinta-feira), das 8h às 16h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, contação de histórias dos livros “O Menino passou por aqui”, “Ovelha Raquel”, “Vamos Jogar”, “As mães nunca são iguais”, “O Senhor compratudo”; “História para um boi dormir” e “Não alimente o monstro!”, com a escritora tatuiana Raquel Prestes.

– Dia 19/05 (quinta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, música, “Villa Lobos – O Som do Brasil”, de Ivanilda Maria Rodrigues Gama. 

– Dia 21/05 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com “Jazz Ternura”, de Mayara Rios. 

– Dia 21/05 (sábado), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “Oficina de Roteiro de Curta-metragem”, com André Rodrigues Peixoto.  

– Dia 27/05 (sexta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “Noite da Seresta com Ternura”, de Maria Inês de Camargo. 

– Dia 28/05 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com “Mistura Fina”, de Pedro Adilson Pavanelli. 

– Dia 28/05 (sábado), das 7h às 17h, em local a definir, “12º Encontro Nacional de Capoeira em Tatuí”, de Juliana Rosa de Oliveira.  

– Dia 29/05 (domingo), às 18h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, espetáculo teatral “Treis Causo e o Resto é Prosa”, de Thiago Castro Leite. 

– Dia 31/05 (terça-feira), às 17h, na Praça da Matriz, “Rodas de Choro”, do Conservatório de Tatuí. 

– Até o dia 3 de junho, inscrições abertas para o “20º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais” (https://bit.ly/3JEuLEy).  

– Até o dia 26 de junho, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, exposição temática “Benê, o flautista”, de Paulo Flores, um Projeto da Associação Brasil Cultural. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo