1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. DIA DE SÃO JORGE E DA CULTURA DE TRADIÇÃO RAIZ TERÁ, NO MUSEU, UMA PROGRAMAÇÃO REPLETA DE…

DIA DE SÃO JORGE E DA CULTURA DE TRADIÇÃO RAIZ TERÁ, NO MUSEU, UMA PROGRAMAÇÃO REPLETA DE MUITO CURURU

Publicado em:

Cururu com Zacarias Camargo e apresentação do “Tropeirinhos do Rancho” serão destaques.

Em comemoração ao Dia de São Jorge e ao Dia da Cultura de Tradição Raiz, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá, às 15h deste sábado (23/04), o Projeto “Revelando Tatuí”. O evento é uma forma de valorizar a cultura raiz, como o Cururu e sua variante, conhecida como “Caninha Verde”, bem como as tradições tropeiras e caipiras da “Cidade Ternura”.  

A Praça do Museu receberá primeiramente o Projeto “Cururu – Patrimônio da Nossa Terra – Desafio Poético ao Som das Violas”, de Zacarias Camargo, que busca valorizar o gênero musical que há muito tempo é parte integrante da tradição tatuiana. Também pensando nisso, existe a intenção de reviver os “Canturiões do Cururu”, que ainda trazem em seus corações essa tradição, como forma de promover o contato e a revalorização do Cururu, manifestação da cultura raiz tão importante para a identidade do município.  

Em seguida será a vez da apresentação “Tropeirinhos do Rancho – Nossa Alegria Contagia – Tradição de Nossa Terra”, do coletivo cultural “Tropeirinhos do Rancho” – coordenado pelo José Adilson Idro Oliveira – que, desde 2012, resgata, preserva e divulga as tradições tropeiras e caipiras, como o fandango, a catira, as cavalgadas, a queima de alho, a música raiz e o toque do berrante, por exemplo. 

Por fim, encerrando o dia, haverá a apresentação do Projeto “Uma Roda de Caninha Verde – Variante do Cururu Tradicional, Tradições Musicais de Nossa Terra – Improvisos e Variações”, de Esmeraldo Donizete da Silva. Em seu repertório, o Projeto terá músicas da variação do Cururu, chamadas de “Caninha Verde” – uma junção do Cururu de improviso com o ritmo das músicas. Esta modalidade, assim como o Cururu tradicional, nasceu na região chamada de “Médio Tietê” e se espalhou para diversas regiões do Brasil. É uma manifestação tradicional muito animada e divertida, que exige raciocínio e habilidade dos participantes, promovendo o contato e a revalorização desta modalidade. 

Os cururueiros Zacarias Camargo e Esmeraldo Donizete da Silva, popularmente conhecido como Esmeraldinho, e José Adilson Idro de Oliveira, do “Tropeirinhos do Rancho”, receberam recursos por meio do Edital de Cultura n° 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB), e contam com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

GCM ATUA EM RESGATE DE HOMEM COM SURTO PSICÓTICO QUE ATENTAVA CONTRA A PRÓPRIA VIDA

Após ser detido com segurança, ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado à UPA, onde recebeu atendimento médico.

EXPOSIÇÃO “HISTÓRIAS QUE OS RIOS CONTAM”, DE MINGO JACOB, ESTÁ EM SUA ÚLTIMA SEMANA DE VISITAÇÃO

Além de celebrar as histórias que os rios contam, o artista destaca, em 20 telas de pintura à óleo, a importância vital desses corpos d’água para as comunidades rurais.

DE 5 A 8 DE FEVEREIRO, PRAÇA DA MATRIZ SEDIA A FEIRA DE ARTESANATO “TATUÍ, CAPITAL DA MÚSICA”

O evento celebra o protagonismo das artes e a riqueza do fazer manual, reunindo obras que carregam história, tradição e identidade.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo