3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. CEU DAS ARTES SERÁ SEDE NESTE SÁBADO DE DUAS AÇÕES CULTURAIS DESTINADAS ÀS MULHERES

Espetáculo reflete sobre questões profundas relacionadas a maternidade.

Neste sábado (12/03), o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá em suas dependências duas atividades culturais gratuitas. Às 13h, acontecerá uma Oficina Criativa, destinada exclusivamente para mulheres; e às 19h, em apresentação única, será realizado o espetáculo “Desaparecidas”, da “Cia. Efêmera de Teatro”, de Piracicaba (SP).

O espetáculo, contemplado pelo Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, reflete sobre questões profundas relacionadas a maternidade.  O tema surgiu a partir do questionamento das atrizes e mães, Daniela Cavagis e Vânia Lima sobre “onde foram parar as mulheres que se tornaram mães?”.

Além disso, “Desaparecidas” é resultado de uma pesquisa cujo mote inicial emergiu da necessidade de falar sobre a identidade da mulher pós maternidade. O espetáculo foi construído a partir de oficinas artísticas em bairros da periferia de Piracicaba, com o propósito do compartilhamento de experiências entre as mães, tornando assim, o espetáculo mais abrangente do que seria se houvesse apenas os depoimentos pessoais das atrizes.

Simbolicamente, as mulheres desaparecem para dar à luz, por isso, as oficinas de teatro, dança e música serviram como ferramentas que auxiliaram as atrizes criadoras do espetáculo a provocar um momento de autoanálise das participantes, colher seus relatos sobre a experiência da maternidade e posteriormente criar e encenar esse espetáculo sobre as questões femininas que surgem com este novo momento, seus impactos físicos, emocionais e sociais.

O espetáculo da “Cia. Efêmera de Teatro”, narra uma investigação sobre o desaparecimento de uma mulher, onde atrizes narram, cantam e vivenciam histórias, delírios e fatos através de uma linguagem contemporânea e lírica. A equipe técnica é composta por: Daniela Cavagis, Kelly Aguiar e Vânia Lima (Criação, Atuação e Encenação); Hilara Crestana e Alexandre Bueno (Direção Musical); Hilara Crestana e Alexandre Bueno (arranjos); Thaís Dias (figurinos); Daniela Cavagis (Produção Executiva); Vânia Lima (Direção de Produção); Leonardo Zimmerman (Vídeo e Fotografia);  Felipe de Menezes (Iluminação); Juliana Galesi (técnica de Som); Augusto Saraiva (técnico de Luz); Daniel Barbosa (Cenografia); e Iaponira Bezerra (produtora Local).

Também participam do espetáculo, por meio de depoimentos em vídeo: Adriana Cardoso, Ana Regina Souza, Andréia Setten Fagundes de Lima, Carolina Nagayoshi, Cláudia Fernanda Bocaína, Cleyde Mariano, Deise Ellen, Dolores San Martin diNardi, Eliene dos Santos, Elza Arruda, Giovana Galdi, Gislaine Tozzi, Josélia da Silva, Juliana Aparecida dos Santos, Juliana Galesi, Jusimara Maia, Lilyan Telles, Mame tu Yademaza, Maria Alice Gonçalves, Maria de Fátima Silva Aguiar, Maria de Lourdes Marques, Maria do Socorro, Maria José Gallucci, Marlucia Franca Nogueira, Mayra Kristina de Camargo, Patrícia Montanhere, Pia Barnabé, Priscila Cristina Ferreira Fernandes Moraes, Raquel Coelho, Rogéria Cardozo, Rosana Andrade, Samira Maroum, Vivian Valverde Martins e Yara Aparecida de Mello.

Aos interessados em acompanhar o espetáculo, a organização faz a ressalva de que o espaço ainda estará com público limitado, ou seja, comportará até 60 pessoas. Mais informações podem ser obtidas com Iaponira Bezerra, pelo telefone (15) 99742-8040.

Já a oficina, que acontece no período da tarde, é baseada no próprio processo criativo do espetáculo teatral “Desaparecidas”, sendo destinada a mulheres, de preferências mães, maiores de 18 anos de idade, que poderão usufruir de exercícios de sensibilidade, música, teatro, que tem o intuito de as fazendo entrar em contato com o “eu mulher” e o “eu mãe”, portanto, sendo uma vivência artística em busca da sua poesia e expressão pessoal.

Essa atividade, em virtude do público limitado, comportará até 15 pessoas no CEU das Artes, sendo os acentos distribuídos por ordem de chegada. Mais informações também podem ser obtidas com Iaponira Bezerra, pelo telefone (15) 99742-8040.

DE 6 A 19 DE MAIO, GINÁSIO DE ESPORTES DO NEBAM RECEBE A “FEIRA DO LIVRO”

O público terá à disposição um acervo com mais de 2 mil exemplares, incluindo livros infantis, infantojuvenis e adultos com preços acessíveis.

“1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” CONTA COM LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL DE RENATO J. MELLO

“O Carnotauro do Chifre Quebrado” promete encantar os leitores com uma emocionante história sobre altruísmo e superação.

“RUA DA ALEGRIA” ACONTECE NESTE DOMINGO (5/5) NO JARDIM AMÉRICA E JARDIM SÃO CONRADO

As diversas brincadeiras e atividades esportivas e musicais serão na Rua Roque Bueno de Miranda, ao lado da Igreja Santo Expedito e próximo à praça dos dois bairros.