Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, INGRESSANTES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CONCLUEM CURSO DE FORMAÇÃO

PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, INGRESSANTES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CONCLUEM CURSO DE FORMAÇÃO

Publicado em:

Prefeito Professor Miguel participou da cerimônia.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, encerrou, nesta quarta-feira (17/11), o curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental Ingressantes em 2021 na Rede Municipal de Educação. Desde março, 14 professores participaram de três módulos com 26 encontros. 

A capacitação, conduzida pelas professoras formadoras Angela Aparecida Costa de Almeida e Talita Camargo Albiero Facella, foi realizada de forma on-line, com o objetivo de levar aos professores ingressantes o conhecimento e a prática pedagógica que o município adota nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

Ao longo do ano, os professores estudaram diversos temas que fazem parte do cotidiano escolar, entre eles: concepção de ensino e aprendizagem; identificação das concepções que existem por trás das experiências escolares relatadas; procedimentos necessários para estudar textos expositivos; procedimentos necessários para fazer registros de forma organizada; processos envolvidos no ato de ler; o que é ler; análise do processo de leitura; estratégias de leitura: decodificação, inferência, seleção, antecipação e verificação; procedimentos de leitura de textos utilizados pelos alunos que ainda não sabem ler: ajuste da “leitura” de textos conhecidos à escrita e combinação de estratégias de leitura; conhecimento prévio que ajuda a ler (conteúdo do texto, gênero etc.); análise de atividades de leitura para alunos não-alfabetizados; desenvolvimento da autonomia para analisar situações didáticas de leitura; distinção entre a capacidade de produzir textos e a capacidade de grafá-los; importância da leitura na formação de leitores e escritores competentes; leitura compartilhada como parte da rotina cotidiana; atividades de reescrita e reconto; produção de textos em diferentes gêneros; e a importância da prática de ouvir histórias lidas para desenvolver a competência de produzir narrativas escritas. 

O encerramento do curso, realizado na sede da Secretaria de Educação, contou com a presença do prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; e da secretária de Educação, professora Elisângela da Costa Rosa Cecílio; além de supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos. 

Na cerimônia de encerramento, os professores ingressantes apresentaram o seminário (experiência exitosa) “Projeto Poemas” e receberam o certificado de conclusão do curso, com carga horária de 180 horas. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo