Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. “PONTOS MIS” DEBATERÁ PARALELOS ENTRE O CINEMA E O TEATRO EM NOVA OFICINA, QUE SERÁ…

“PONTOS MIS” DEBATERÁ PARALELOS ENTRE O CINEMA E O TEATRO EM NOVA OFICINA, QUE SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEMANA

Publicado em:

Nos últimos anos, Vanise Carneiro vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema.

O Projeto “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), realizará a oficina on-line “Cinema x Teatro – Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator”, com Vanise Carneiro, informa a Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. 

A atividade, destinada para maiores de 14 anos de idade, ocorrerá na próxima semana (dias 25, 27 e 29 de outubro), das 19h às 21h, sendo necessário realizar a inscrição no link https://bit.ly/3aSQ9H8 para acompanhá-la no aplicativo Zoom. O participante receberá certificação ao fim da oficina. 

Traçando paralelos entre o cinema e o teatro, a Oficina enfocará de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator, por meio de análise da presença dele – corpo/imagem, no cinema e no teatro. Serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador. 

Além disso, a Oficina tem o objetivo de traçar um panorama sobre o trabalho do ator nas linguagens do audiovisual e do teatro, expondo aspectos técnicos, conceituais e estéticos; estimular a reflexão sobre os temas e contribuir para o conhecimento sobre a linguagem audiovisual e suas especificidades; e fomentar o gosto pela arte e a formação de público. 

Vanise Carneiro – Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, natural de Santa Maria/RS, Vanise cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens e, também, em minisséries de TV. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles Prêmio Açorianos e Prêmio José Lewgoy, de Melhor Atriz. Foi, também, premiada nos Festivais de Cinema de Gramado, de Brasília, do Ceará e de São Luís do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa “Atuação para Cinema – O Trabalho do Ator da Preparação à Filmagem”, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio à Arte de Porto Alegre. 

Nos últimos anos, vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Em 2020, recebeu o Prêmio “Rota/Cabíria”, de Melhor Protagonista Feminina, por seu primeiro roteiro de curta-metragem no “V Rota Festival”, de roteiro audiovisual. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

MATHEUS FRANZ QUINTETO APRESENTA O CONCERTO “NOVAS NOTAS” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

A apresentação será inspirada na música instrumental brasileira e se destaca por abordar ritmos regionais do Brasil, como Coco, Maracatu, Xaxado, Jongo, Chamamé, Ijexá, Samba, entre outros.

TIME TATUIANO VENCE MAIS UMA VEZ E SEGUE COM 100% DE APROVEITAMENTO NA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE

O próximo jogo do Grupo BT/Clube de Campo/ Tatuí neste campeonato será nesta sexta-feira (26/4), às 20h, no Clube de Campo de Tatuí, contra o F.R. Avaré.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo