Na semana, nos dias 8, 9 e 10/09, a equipe de agentes do Controle de Endemias, do Setor de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, esteve participando, na Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN), de um treinamento sobre o controle de Análise de Densidade Larvária (ADL).
O controle de ADL consiste na coleta de larvas em determinadas localidades da cidade, semanalmente ou mensalmente; as coletas são levadas para análise e, se identificadas larvas do mosquito Aedes Aegypti, a região em que foram encontradas, recebe um monitoramento mais específico, pensando na elaboração de ações.
Estes locais, chamados de “Pontos Estratégicos”, são definidos de acordo com a quantidade disposta de sucatas, reciclagens e afins em áreas da região. Durante o surto de Dengue que Tatuí passou no início deste ano, durante a realização da ADL “100% das larvas presentes nesses locais, eram do mosquito da Dengue”, segundo a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Camargo da Costa. De acordo com ela, atualmente, esse número representa apenas duas entre três amostras coletadas, em locais fora da área urbana.