3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. COMDEMA VISITA NOVO PAÇO MUNICIPAL; PRÉDIO É MODELO DE SUSTENTABILIDADE NO MUNICÍPIO

COMDEMA faz visita ao novo Paço Municipal.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), realizou nesta quarta-feira (25/08), a primeira – de muitas – visitas técnicas em locais públicos, com o intuito de gerar conhecimento, capacitar e atualizar seus integrantes sobre as condições atuais de alguns pontos ambientalmente relevantes para o município. A primeira visita foi no novo Paço Municipal de Tatuí.

Projetado e construído para ser um modelo em sustentabilidade, o prédio contém itens, em sua edificação, que procuram promover a economia de recursos, como água (torneiras com redutor de vazão ou temporizador – evitando o desperdício de água, válvulas de descarga com duplo acionamento – reduzindo 50% o consumo de água no sanitário – e,  sistema de captação de águas pluviais usadas para irrigação) e energia elétrica (pisos e paredes claras, ventilação cruzada, janelas e portas de vidro, cinturão de árvores, iluminação com lâmpadas LED, aparelhos que reduzem o gasto energético e placas de captação de energia solar).

O Paço Municipal também possui a estrutura brise soleils, que auxilia no controle, de forma passiva, da temperatura em ambientes, promovendo sombreamento e ventilação cruzada. Além disso, a edificação sustentável busca incentivar a redução de resíduos, por meio da coleta seletiva, permitindo a acessibilidade (rampas e demais itens que facilitam o acesso e a circulação de todos em suas dependências, valorizando a inclusão) e a mobilidade urbana alternativa (com a instalação de bicicletários, incentivando a carona solidária). O entorno do prédio possui uma área permeável gramada e as vias de acesso possuem piso intertravado, que permitem a infiltração das águas pluviais, ou seja, o abastecimento dos lençóis freáticos e a diminuição da percolação da água superficial.

“Os itens citados fazem parte de um exemplo de elementos e de práticas que uma edificação sustentável potencialmente tenha que possuir. É função da gestão ambiental do Executivo, incentivar a instalação e a aquisição gradual destes elementos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, em todos os prédios municipais. Por isso, é importante que os membros do COMDEMA sejam parceiros na difusão destas informações e deste conhecimento”, explica a conselheira Marceli Fernandes Lazari, que também destaca que “as visitas técnicas capacitam os integrantes do Conselho, estimulando a participação e a troca de informações”.

Quem se interessar em implantar itens e práticas sustentáveis em sua edificação, pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A sede da Pasta está situada na Rua Chiquinha Rodrigues, nº 909, Vila Dr. Laurindo. Mais informações: (15) 3205-1082.

Próximas visitas – O COMDEMA, em sua agenda, fará as seguintes visitas técnicas: Ecopontos municipais (urbanos e rurais), no mês de setembro; Cooperativa de Reciclagem de Tatuí (COORETA), em outubro, para verificar as evoluções e os entraves junto aos cooperados, bem como analisar projetos e programas em andamento; sistema de automação da FATEC Tatuí e as parcerias do setor, como os pluviômetros usados pela Defesa Civil – COMPDEC, em novembro; e, por fim, sistema de captação de água, além de projetos e programas realizados pela SABESP no município, no mês de dezembro.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.