Entre os dias 1º e 7 de agosto foi comemorada a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, proposta pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Global para Ação em Aleitamento Materno); a Semana faz parte da Campanha “Agosto Dourado”, cujo nome é foi escolhido devido ao padrão ouro do leite materno. Em Tatuí, diversas atividades de incentivo à prática da amamentação foram realizadas pelas Unidades de Saúde.
Na Maternidade “Maria Odete Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, além de toda a decoração especial – feita em parceria com o Lions Clube de Tatuí -, aconteceu, no dia 05/08, uma palestra com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do leite materno. “Precisamos entender a urgência da necessidade de participação e colaboração de todos em prol do aleitamento materno. É no leite materno que encontramos os nutrientes indispensáveis à vida: amor, calor, carinho e saúde”, explica a diretora clínica do hospital e médica ginecologista e obstetra, Maria Laura Lavorato Matias. Seguindo todos os protocolos sanitários vigentes, estiveram presentes na palestra, além da diretora clínica Maria Laura, a interventora da Santa Casa, Yrisviviane Tavares Gonsalves Silva; o coordenador da Pediatria, Jorge Alfredo Orsi; a enfermeira responsável técnica da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Sueli Aparecida Silva Nunes; a diretora do Departamento de Atenção Básica, representando a Secretária da Saúde, Marília Bernardo; a coordenadora do Teste do Pezinho na Maternidade, Maria do Carmo de Campos; a coordenadora da Maternidade/Pediatria/Berçário, enfermeira Daniela Aparecida Araújo de Oliveira; além de funcionários técnicos e administrativos da Santa Casa. Durante todo o mês, a Maternidade fará orientações às mães sobre a importância da amamentação.
Já na Estratégia Saúde da Família (ESF) “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia, pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, além do local também ser decorado, aconteceu uma palestra de conscientização para as mães sobre a importância do aleitamento materno, o que também será feito a cada atendimento da saúde da criança, com o médico da família e com as gestantes no pré-natal.
Outras ações,de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno, foram realizadas no Município, nas diversas Unidades de Saúde. No Brasil, há 40 anos, as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são realizadas, por meio do Ministério da Saúde, que coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no país, que possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta.
Aleitamento Materno – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os 6 meses de idade. Após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar 2 anos de idade ou mais.
Anualmente, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês do bebê, segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.