3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  5. MEI TEM ATÉ 31 DE AGOSTO PARA REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO; NÃO PAGAMENTO DE DÉBITO PODE…

MEI TEM ATÉ 31 DE AGOSTO PARA REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO; NÃO PAGAMENTO DE DÉBITO PODE ACARRETAR INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA

Caso de não regularização, MEI terá seu débito inscrito, pela Receita Federal, em dívida ativa, a partir do mês de setembro.

O SEBRAE-SP informa que o Microempreendedor Individual (MEI) que estiver com débitos apurados nas DASN-SIMEI (Declaração Anual Simplificada do MEI) e não regularizar a sua situação até o dia 31/08 (terça-feira), terá seu débito inscrito, pela Receita Federal, em dívida ativa, a partir do mês de setembro. Além disso, poderá ocorrer a exclusão SIMEI e do Simples Nacional por parte da Receita Federal, Estados e Municípios.

Os débitos não regularizados, serão inscritos em dívida ativa da seguinte forma: débitos de INSS serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos; débitos de ISS serão encaminhados aos Municípios para inscrição em Dívida Ativa do Município, com acréscimo de acordo com a legislação municipal; e débitos de ICMS serão encaminhados aos Estados para inscrição em Dívida Ativa do Estado, com acréscimos de acordo com a legislação estadual.

Os débitos de INSS inscritos em dívida ativa da União, deverão ser pagos por meio do boleto DAS DAU, junto à PGFN. Os débitos de ICMS e ISS inscritos em dívida ativa pelos Estados e Municípios deverão ser pagos em guia própria do Estado ou Município responsável pelo imposto. Importante lembrar que, os débitos podem ser quitados à vista ou parcelado, conforme solicitação do empreendedor.

No caso da exclusão, do SIMEI e do Simples Nacional, o MEI será notificado para regularizar os débitos, no prazo contido na notificação. O MEI deve verificar no Portal do Simples Nacional, em “Simei – Serviços”, “Comunicações”, o “Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI” para constatar a existência das notificações, sob pena de ciência automática, correndo o risco de perder o prazo para regularização e consequente exclusão do SIMEI e Simples Nacional.

Não se trata apenas de deixar de ser MEI, será também excluído do Simples Nacional, devendo recolher os tributos na forma do lucro presumido ou real a partir da data de efeito da exclusão. Além disso, sofrerá todas as restrições aplicáveis aos contribuintes inadimplentes, como por exemplo, a perda da qualidade de segurado do INSS, a dificuldade para obtenção de crédito e o cancelamento do registro (CNPJ), além da possibilidade de cobrança judicial do débito (execução fiscal).

Como consultar os débitos – Para consultar os débitos na Receita Federal, o MEI deverá acessar o Portal do Simples Nacional (https://bit.ly/2UrZ5yM) e clicar em “Simei – Serviços”.

Em seguida, acessar o PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI (versão completa), mediante o uso do código de acesso ou certificado digital. Caso não possua, ou não lembre o código de acesso, na tela terá a opção para gerar um.

Após preencher os dados solicitados e clicar no botão “Continuar”, na tela que será exibida, é preciso clicar em “Consulta Extrato/Pendências”. Logo em seguida, em “Consulta Pendência no Simei”.

Na tela seguinte, serão apresentadas as pendências existentes. Se existir débitos, será apresentada a opção de gerar o DAS para o pagamento.

DE 6 A 19 DE MAIO, GINÁSIO DE ESPORTES DO NEBAM RECEBE A “FEIRA DO LIVRO”

O público terá à disposição um acervo com mais de 2 mil exemplares, incluindo livros infantis, infantojuvenis e adultos com preços acessíveis.

“1º ENCONTRO DE ESCRITORES TATUIANOS” CONTA COM LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL DE RENATO J. MELLO

“O Carnotauro do Chifre Quebrado” promete encantar os leitores com uma emocionante história sobre altruísmo e superação.

“RUA DA ALEGRIA” ACONTECE NESTE DOMINGO (5/5) NO JARDIM AMÉRICA E JARDIM SÃO CONRADO

As diversas brincadeiras e atividades esportivas e musicais serão na Rua Roque Bueno de Miranda, ao lado da Igreja Santo Expedito e próximo à praça dos dois bairros.