1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. MAIS DE 60 ABORDAGENS SÃO REALIZADAS NA OPERAÇÃO “AÇÃO ACOLHIDA EMERGENCIAL”.

MAIS DE 60 ABORDAGENS SÃO REALIZADAS NA OPERAÇÃO “AÇÃO ACOLHIDA EMERGENCIAL”.

Publicado em:

Ação reuniu vários setores do Poder Público e a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José.

Tatuí enfrentou nos últimos dias temperaturas baixíssimas, uma das maiores frentes frias dos últimos tempos, segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). Em virtude disso, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, a Guarda Civil Municipal (GCM), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nos dias 28, 29 e 30 de julho, a “Ação Acolhida Emergencial”, com o intuito de abordar as pessoas que vivem em situação de rua. 

Realizada das 20h às 23h, a Operação percorreu a Praça Santa Cruz; o Mercado Municipal e o Velório Municipal; a Rodoviária; a Rua XI de Agosto (da Cybelar até a Igreja São Roque); as margens do Ribeirão Manduca (entre a Rua Cel. Aureliano de Camargo até a Rua Capitão Lisboa); a Avenida Pompeu Reali; e a passarela em frente ao Posto Atlantic. 

No dia 28/07 (quarta-feira), 24 pessoas foram abordadas nestes locais, e 7 aceitaram o acolhimento, sendo 6 homens e 1 mulher. No dia seguinte (29/07), 21 abordagens foram realizadas, mas somente 1 pessoa aceitou o acolhimento. Por fim, na sexta-feira (30/06), 20 pessoas foram abordadas, porém, nenhuma aceitou o acolhimento. 

Todos os abordados, nos três dias de Ação, foram convidados a pernoitarem na Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, entretanto, no total, somente 8 aceitaram o acolhimento, mesmo com a liberação para levarem seus animais. “A questão de muitos não aceitarem o acolhimento varia de pessoa a pessoa. Há quem já foi acolhido na Casa de Apoio e diz não querer voltar para lá, pois se sente preso. Outros, porém, preferem a situação de rua por não aceitarem as regras do local”, explica o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso. 

Para as pessoas que não aceitaram o acolhimento, foram disponibilizados cobertores e, para seus animais, roupinhas e casinhas confeccionadas pelo Departamento de Meio Ambiente. Importante ressaltar que uma mulher foi encaminhada para o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) e aceitou o tratamento para dependência química. 

“Agradeço a prefeita Maria José, ao vice-prefeito Miguel e a todas as secretarias municipais envolvidas, por empenharem seus servidores na Ação Acolhida. Um agradecimento especial a todos que participaram ativamente na Ação, inclusive a população, que cooperou com as solicitações. Meu muito obrigado”, comenta o secretário, também se referindo a participação da população, que poderia entrar em contato com a GCM, caso avistasse alguma pessoa em situação de rua, como aconteceu nos arredores do Posto 70, da Vila Angélica, do Jardim Planalto e do Boqueirão – todos os locais foram averiguados pelos membros da Ação. 

A equipe de abordagem social do CREAS continuará realizando as buscas ativas durante o período diurno e a Casa de Apoio oferecendo o serviço de acolhimento normalmente para aqueles que desejarem ser acolhidos. A população, ao identificar alguma pessoa que esteja em situação de rua, ainda pode ligar para a Guarda Civil Municipal, nos telefones 153 ou 199. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

“NATAL ENCANTADO 2024 – DOCE NATAL”: PRAÇA DA SANTA CONTA COM A VILA DOS DOCES

Este importante atrativo turístico gastronômico reunirá 16 doceiros da APRODOCE, com as melhores iguarias da culinária tatuiana que fazem parte da tradicional Feira do Doce.

RESULTADO PRELIMINAR DO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA A POLÍTICA MUNICIPAL CULTURA VIVA DE TATUÍ É DIVULGADO

O recurso da publicação do resultado preliminar tem o prazo de três dias úteis, ou seja, de 11 a 13 de dezembro.

DE 13 A 23 DE DEZEMBRO, “NATAL MUSICAL 2024” OCORRE NA PRAÇA DA MATRIZ

Ao longo de 10 dias, o coreto da Praça da Matriz receberá cantatas e apresentações teatrais e de ballet, com o intuito de destacar o título de Capital da Música e levar ao público o verdadeiro espírito natalino.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo