Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE TATUÍ PARTICIPAM DO PROJETO “EU TENHO VOZ”, DE PREVENÇÃO…

ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE TATUÍ PARTICIPAM DO PROJETO “EU TENHO VOZ”, DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ABUSO SEXUAL

Publicado em:

Encontro, dividido em duas partes, foi conduzido pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Tatuí e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, Marcelo Nalesso Salmaso.

Diversos alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação de Tatuí participaram, na última quinta-feira (29/07), na FATEC, da abertura da primeira etapa do Projeto “Eu Tenho Voz”, realizado pelo Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. O Projeto tem o objetivo de, através do teatro, prevenir e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. 

O encontro, dividido em duas partes, foi conduzido pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Tatuí e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, Marcelo Nalesso Salmaso, que apresentou o Projeto. Além dele, também participou do evento o vice-prefeito de Tatuí e secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior. 

Nos períodos da manhã e da tarde, participaram do Projeto “Eu Tenho Voz” os alunos do Ensino Fundamental I e II das EMEF’s: “Eugênio Santos”, “João Florêncio”, “Prof. José Tomás Borges”, “Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, “Prof. Paulinho Ribeiro”, “Prof. Alan Alves de Araújo” e “Profª. Eunice Pereira de Camargo”. As crianças e adolescentes acompanharam a apresentação teatral “Marcas da Infância” e participaram de uma conversa com o juiz. 

Já à noite, os profissionais da Rede Municipal de Educação foram capacitados, para identificação precoce e acolhimento das vítimas de abuso sexual. Estiveram presentes um diretor, um coordenador e um professor de todas as escolas da Rede, pois, em breve, os alunos irão acompanhar vídeo narrativas, produzidas pela Cia “NarrAr Histórias Teatralizadas”; a organização de como isso será feito, será definido pela direção de cada escola. 

Todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades foram respeitados neste evento, como o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel e o distanciamento entre os participantes, devido a pandemia da Covid-19. 

Projeto “Eu Tenho Voz” – Idealizado pelo Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), o Projeto leva informação e sensibilização sobre o abuso sexual diretamente para as crianças e adolescentes, no seu principal reduto de confiança e segurança depois da própria residência, que é a escola.

O principal objetivo da iniciativa é mostrar que a voz da vítima é sua maior defesa contra o crime e que sempre há alguém em quem ela possa confiar. Para atingir de forma eficaz o público visado, o Projeto promove uma reflexão sobre o problema do abuso sexual e da violência, por meio da apresentação da peça teatral “Marcas da Infância”, desenvolvida especialmente para abordar a questão de forma lúdica, realista e empática nas próprias dependências das escolas.  

As apresentações são realizadas sempre com a presença de membros do Ministério Público ou procuradores do Estado, para transmitir confiança e empatia, aproximando o Poder Judiciário das comunidades e gerando nas vítimas a certeza de que podem utilizar o poder da sua voz para fazer a denúncia, porque serão ouvidas. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” NÃO ACONTECERÁ NESTE SÁBADO (5/7), EM VIRTUDE DOS PREPARATIVOS DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A tradicional ação cultural do município é realizada semanalmente na Praça da Matriz.

A PARTIR DESTE MÊS DE JULHO, MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO DEVEM SER RETIRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE A QUAL O PACIENTE PERTENCE

A Secretaria de Saúde ressalta, também, que todos os pacientes que retiram medicamentos de alto custo devem atualizar seus cadastros nas respectivas Unidades de Saúde.

GCM DE TATUÍ IMPEDE TENTATIVA DE FEMINICÍDIO E PRENDE AGRESSOR EM FLAGRANTE NA VILA ESPERANÇA

Ação rápida da Guarda Civil Municipal evita tragédia e reforça combate à violência contra a mulher em Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.