Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DA DEFESA DO MEIO AMBIENTE TOMAM POSSE, NO CEU DAS ARTES,…

MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DA DEFESA DO MEIO AMBIENTE TOMAM POSSE, NO CEU DAS ARTES, PARA O MANDATO 2021-2022

Publicado em:

Novos integrantes do COMDEMA tomaram posse no CEU das Artes

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes recebeu, na manhã desta quinta-feira (29/07), a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), do biênio 2021-2022, instituído pelo Decreto Municipal nº 21.431, de 23 de julho de 2021. Composto por 22 entidades – sendo 11 derivadas do setor público e 11 da sociedade civil -, o órgão delibera sobre as questões ambientais, com o objetivo de assessorar a formulação e a execução do Plano Municipal de Gestão Ambiental de Tatuí (PMGAT).

Durante a cerimônia, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, José Hélio de Oliveira Júnior, explicou que a decisão de iniciar o mandato do biênio com uma solenidade de posse é o primeiro passo para tratar com a devida seriedade as questões ambientais no Município. “Nós propusemos tratar o meio ambiente local de uma forma diferente. Queremos atuar em conjunto, COMDEMA e Prefeitura, pois precisamos ter mais projetos, trabalhando mais a questão da educação ambiental, porque precisamos conscientizar as crianças. Acredito que, por meio da educação, nós consigamos mudar a situação”, disse o secretário.

José Hélio também afirmou ser necessário “inverter a balança” na relação entre a supressão de árvores e o plantio no município, para aumentar a cobertura vegetal em Tatuí, citando os motivos mais comuns que os moradores usam no momento de solicitar um corte de árvores, como o entupimento de calhas, sujeira e o aparecimento de insetos. “Nós precisamos disso, pois a cobertura de área verde em Tatuí é pequena. A balança de supressão e plantação [de árvores] está desigual. Nós sabemos das dificuldades que temos, mas precisamos de muito trabalho para mudar”, concluiu.

Segundo a presidente do COMDEMA, Maria do Carmo Vara Orsi, o novo biênio do órgão será marcado por uma gestão democrática e participativa em todas as instâncias, em que todos devem trabalhar por “muitos atos e poucas atas” – em referência ao documento que detalha todos os acontecimentos de uma reunião -, em uma via de mão dupla, entre o órgão e o executivo.

No novo biênio, três novas comissões foram criadas no Conselho: Comissão de Análises de Recursos; de Planejamento Estratégico; e outra para assessorar o Plano Municipal de Gestão Ambiental de Tatuí (PMGAT).

Além do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da presidente do COMDEMA, também estiveram presentes na cerimônia o vereador Renan Cortez; o representante do presidente da Câmara Municipal vereador Antônio Marcos de Abreu, Daniel Belanga; e o chefe de gabinete da Prefeitura de Tatuí, Christian Pereira de Camargo.

Conforme a resolução COMDEMA 001/2021, as reuniões mensais do órgão são realizadas sempre na terceira quinta-feira de cada mês, na sede da Polícia Ambiental Municipal. Entretanto, em virtude da pandemia da Covid-19, as reuniões estão sendo realizadas de forma on-line.

Membros do COMDEMA – Representando o setor público: Marceli Fernandes Lazari e Danilo Floriano (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente); Tatiane Barros de Miranda Popets e Ana Paula de Cunha de Miranda (Secretaria da Educação); Alexandre de Jesus Bossolan e Ana Stela das Dores Donzelli (Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude); Otávio Augusto Vieira e Therezinha de Moraes Muhamed Jamoul (Secretaria de Planejamento e Gestão Pública); Pablo Fabrício de Barros Soares e Elaine Rocha Lima (Secretaria de Saúde); Fábio Francisco Fiusa e Luiz Carlos de Carvalho Leitão (Casa da Agricultura de Tatuí – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI); Marcelo Ticelli e Ariel da Conceição Ventura (Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios); Sargento PM Reginaldo de Camargo e Cabo PM Arthur Alves de Lima (Polícia Militar Ambiental – Base Operacional em Tatuí); Cabo PM Carlos Augusto dos Santos e Subtenente PM Luís Henrique de Mendonça (Corpo de Bombeiros de Tatuí – Polícia Militar); Adriano José Branco e Marcelo Del Prette (Instituição responsável pelo gerenciamento de água e esgoto – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); Sérgio Luiz de Moraes e Joaquim Carlos Diniz (Defesa Civil de Tatuí).

Representando a sociedade civil: José Vinícius Santos e Marcos Bezerra de Carvalho (Instituição responsável pelo gerenciamento de energia elétrica – Elektro Eletricidade e Serviços S/A, Unidade Tatuí); Francisco Antônio Orsi Mendes e Daniel Ballarin Leite (OAB – 26ª Subseção Tatuí); Cleyton Vanderley Zucato e Tatiane Aparecida Valois Graça (Empresas Concessionárias de Rodovias – Rodovias Integradas do Oeste S/A – CCR SPVias); Armando Pettinelli Junior e Clarisse Rufino Goellner (Clubes de Serviço de Tatuí – Rotary Club de Tatuí); Marcos Massarani e Márcio Menezes da Silva (Associação Regional de Engenheiros de Tatuí); José Zaudas Garcia e José Geraldo de Mello Sá (Sindicato Rural e Patronal de Tatuí); Leonardo José de Moraes Silva e Ademir Cleto de Oliveira (Associação dos Legionários em Defesa da Ecologia da Região de Tatuí – ONG Alerta); Valdir Leite de Camargo e Sérgio Luiz dos Santos (Conselho de Bairros de Tatuí – COBAT); Celia da Rosa e José Carneiro Barbosa (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí); Maria do Carmo Vara Lopes Orsi e José Carlos Ferreira (Instituição de Ensino Nível Superior – Faculdade de Tecnologia de Tatuí – FATEC) e Luís Fernando de Oliveira e Davi Gutierrez Antonio (Etec Sales Gomes/Centro Paula Souza – Instituições de nível Técnico/Médio).

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo