Nesta segunda-feira (17/05), seguindo o cronograma da Rede Municipal de Educação, as aulas nas Pré-Escolas retornaram, após mais de um ano de suspensão em virtude da pandemia da Covid-19. Além disso, os alunos receberam os kits de uniforme escolar para utilizarem durante o ano letivo.
O “Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais” (indicado pelos órgãos da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde) é extremamente rígido, o que proporciona um retorno seguro para as crianças e para os profissionais da Educação.
A equipe de Supervisão da Educação Infantil dividiu os alunos (aqueles que os pais desejaram que retornassem neste momento) em pequenos grupos, de acordo com o espaço físico de cada unidade escolar, respeitando a capacidade máxima de 35%, estabelecida pela fase atual do Plano SP de combate à Covid-19. Para os alunos cujas famílias optaram por continuar em casa neste momento, o ensino remoto continuará com os conteúdos sendo disponibilizados na plataforma digital “Escolariza”, que foi utilizada pela Secretaria de Educação durante todo o período de aulas remotas.
As primeiras entregas dos uniformes escolares na Educação Infantil foram realizadas no CEMPEM “Profª. Maria Inês Menezes de Abreu”, situada na Vila Santa Luzia. O ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior. Em toda a Rede Municipal de Educação, que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), estão sendo distribuídas 91.953 peças de uniformes, sendo 34.907 camisetas, 17.725 bermudas, 16.526 shorts saia, 11.405 calças e 11.390 jaquetas.
No dia 31/05 (segunda-feira), as Creches Municipais também retomarão as aulas presenciais, concluindo o retorno dos alunos de toda a Rede Municipal, que teve início no dia 10/05 com o Ensino Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Vale ressaltar que no fim do mês de abril, antes do retorno dos alunos, todos os profissionais envolvidos com o processo de volta às aulas, participaram de uma capacitação para seguirem o “Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais”.