Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. LIVE “#OUÇAMASCRIANÇAS”, DA CAMPANHA “FAMÍLIA QUE AMA, PROTEGE”, DEBATE SOBRE O COMBATE AO ABUSO E…

LIVE “#OUÇAMASCRIANÇAS”, DA CAMPANHA “FAMÍLIA QUE AMA, PROTEGE”, DEBATE SOBRE O COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Publicado em:

Desde 2016, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adere à esta campanha nacional voltada à questão social da violência sexual infantil.

Foi realizada nesta terça-feira (11/05), a live “#OuçamAsCrianças”, que deu início as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser celebrado em 18/05, com o tema “Família que ama, protege!”.

Aos 120 presentes no encontro on-line – dentre eles representantes da sociedade civil e do governo, como professores, profissionais da Saúde, assistentes sociais e todos os profissionais que tem contato direto com crianças -, foi explanado o papel destes profissionais no combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Além disso, foram apresentadas a Campanha de 2021 e a Cartilha da Família Protetora (do Governo Federal), bem como orientações sobre o atendimento e o fluxo da violência em Tatuí. Os participantes também assistiram a um vídeo sobre o assunto, produzido em parceria pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí.

Participaram da live “#OuçamAsCrianças”, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e gestor municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Claudio Bertolacini Batista; o assistente social e membro da Comissão do Fluxo da Violência Sexual Infantil, Edmar de Almeida Pereira; a psicóloga da Escuta Especializada de Tatuí, Vanessa Westphal dos Santos; e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso.

Desde 2016, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adere à esta campanha nacional voltada à questão social da violência sexual infantil. Neste ano, seu tema leva em consideração o isolamento social e a permanência das crianças dentro da residência, normalmente com o abusador. “Isso não é uma questão exclusivamente da assistência social. Quando falamos em questão social, é porque envolve toda a sociedade. Por isso, a importância do engajamento de outras políticas públicas nesse processo, como a sociedade civil, pois essa problemática não escolhe raça, credo, posição social e nem partido político, é um mau que assola todas as crianças e adolescentes”, diz o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Tatuí, Alessandro Bosso.

Este primeiro encontro recebeu apenas os profissionais das áreas relacionadas a crianças e adolescentes, enquanto o próximo, que será realizado no dia 18/05 (terça-feira seguinte), das 19h30 às 21h, será aberto ao público em geral (crianças, pais e responsáveis). “Na próxima live a cartilha será comentada de forma lúdica e de fácil compreensão, para os responsáveis saberem como identificar sinais e o que devem fazer. Também será apresentado o vídeo sobre o assunto”, explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo