Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “TERRA DE PAULO SETÚBAL”, DE MINGO JACOB, É REALIZADA NO MUSEU

EXPOSIÇÃO “TERRA DE PAULO SETÚBAL”, DE MINGO JACOB, É REALIZADA NO MUSEU

Publicado em:

Várias obras de Mingo Jacob estão expostas no Museu Paulo Setúbal até o dia 30 de junho.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realiza, até o dia 30 de junho, a exposição temporária “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Domingos Jacob Filho, mais conhecido como Mingo Jacob. 

Com trabalhos em óleo sobre tela, a exposição retrata as paisagens rurais de Tatuí, cidade natal de Paulo Setúbal, fazendo um tributo a “terra do chão vermelho”.  

Ela também faz parte do Concurso Literário “Paulo Setúbal”, de abrangência municipal, que comemora, neste ano, o centenário de publicação do livro “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano. O concurso é direcionado aos alunos da Rede Municipal de Educação, que podem fazer sua inscrição até o dia 1º de junho. Os vencedores do certame serão conhecidos no mês de agosto, durante a “79ª Semana Paulo Setúbal”. 

Além de contemplarem as telas, os alunos e familiares que visitarem a exposição terão acesso a um vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí, que auxilia no entendimento do Concurso de Literatura e Artes Visuais deste ano. Os participantes do Concurso poderão construir seus trabalhos para concorrer ao Prêmio com o auxílio de suas famílias e encaminhar para a Unidade Escolar, que fará a inscrição. 

A exposição “Terra de Paulo Setúbal” é gratuita para os alunos e a comunidade em geral, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e segue todos os protocolos sanitários para combater a proliferação da Covid-19. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969. 

Sobre o artista – Mingo Jacob iniciou sua carreira artística no final dos anos 70, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da Serigrafia.

Na pintura em óleo sobre tela, começou seus estudos com a professora Therezinha Pinto, que, com seus ensinamentos, o iniciou definitivamente no mudo da pintura a óleo. 

Em 2008, se aperfeiçoou em Pintura Acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.  

Foi presidente da Associação Amigos do Recanto Tranquilo Atibaia (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade. 

Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE A CORPORAÇÃO MUSICAL “SANTA CRUZ”

O repertório faz jus as bandas de coreto, com a execução de marchas tradicionais com composições e arranjos de professores e maestros de Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo