3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. REGULAMENTO DO “19º CONCURSO PAULO SETÚBAL- LITERATURA E ARTES VISUAIS” É APRESENTADO PARA A REDE…

REGULAMENTO DO “19º CONCURSO PAULO SETÚBAL- LITERATURA E ARTES VISUAIS” É APRESENTADO PARA A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Regulamento completo do Concurso está disponível no site da Prefeitura de Tatuí.

Em reunião nesta semana (dias 6 e 8 de abril), a Comissão Organizadora do “19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais” – realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal” – apresentou o regulamento do certame deste ano aos diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Educação e definiu que as inscrições das unidades escolares acontecerão de 16 de abril a 1º de junho, no Museu.

Com o tema “Alma Cabocla” (obra poética do escritor Paulo Setúbal), o concurso de abrangência municipal tem como objetivos: resgatar e valorizar a obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal e sua importância na literatura brasileira; difundir a obra de Paulo Setúbal entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das Redes de Ensino Municipal e Estadual, Pública e Privada de Tatuí; estimular entre os jovens o gosto pela leitura e pela pesquisa; proporcionar interdisciplinaridade por meio da cultura; e premiar escolas do município pelo incentivo à leitura, arte e pesquisa.

O certame é dividido nas modalidades Artes Visuais e Literatura, e nas seguintes categorias: Artes Visuais – Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Ensino Fundamental (3º, 4º e 5° anos), nas quais o trabalho consiste em um desenho; e Literatura – Ensino Fundamental (6° e 7° anos), Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e   Ensino Médio (1° ao 3° anos), nas quais o trabalho consiste na produção de texto.

A premiação deste ano contemplará um número maior de alunos, pois o 3º colocado também vai receber uma gratificação, sendo: 1° lugar – medalha e R$ 600,00; 2° lugar – medalha e R$ 400,00; 3° lugar – medalha e R$ 300,00; professor de aluno 1º, 2º e 3º lugares – R$ 300,00; e escola do aluno contemplado em 1°, 2º e 3º lugares – receberá o Selo Literário do Concurso Paulo Setúbal 2021.

Em virtude da Pandemia, tudo será apresentado aos alunos de forma virtual. Para isso, um vídeo (https://youtu.be/i0iuH2M8r5g) produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, com imagem e edição de Clayton Martim, roteiro e locução de Rogério Vianna e depoimento de Mingo Jacob, será direcionado às unidades escolares, para que possa ser apresentado aos alunos em formato de aula de Artes e Literatura.

Participaram das reuniões desta semana o secretário municipal de Cultura, Cassiano Sinisgalli; o diretor de Cultura, Rogério Vianna; os integrantes da Comissão Organizadora do certame, Márcia Oliveira (supervisora da Secretaria Municipal de Educação), Cristiano Motta (Conselho de Cultura) e Maria Augusta Barbará (agente cultural do Museu Histórico “Paulo Setúbal”; os integrantes da Comissão Julgadora do concurso, Jaime Pinheiro e Mingo Jacob; além de diretores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Educação. Para os profissionais das Redes Estadual e Privada de Educação, está agendada uma reunião na próxima terça-feira (13/04), às 10h, pelo aplicativo Zoom (link de acesso: https://bit.ly/2Q5zZmO, com ID da reunião: 860 2979 1632 e a senha de acesso: 007222).

O regulamento completo do Concurso está disponível no site da Prefeitura de Tatuí (https://bit.ly/31WjjRh), bem com a ficha de inscrição (https://bit.ly/3s1pyxQ). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelos e-mails cultura@tatui.sp.gov.br e museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Sobre o tema – O concurso deste ano terá o mesmo tema que foi proposto em 2020, ou seja, “Alma Cabocla” (1920-2020), pois o certame não foi realizado em virtude da pandemia. Ele foi escolhido pela Comissão Organizadora em homenagem ao Centenário de publicação do livro de Paulo Setúbal, de 1920, cuja edição de 3 mil exemplares se esgotou em um mês. A obra é composta de vários poemas, com linguagem simples de sua terra natal.

“TATUÍ DA FESTA DE SÃO JORGE” REÚNE MAIS DE 250 CAVALEIROS E 1.200 PESSOAS

Citado no Hino à Tatuí, o evento cultural e turístico “Tatuí da Festa de São Jorge”, foi em prol do Lar Donato Flores, que desenvolve atendimento direto e a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

OBRA-PRIMA DA LITERATURA MUNDIAL, “O PEQUENO PRÍNCIPE” É ENCENADO NO CEU DAS ARTES

O espetáculo será neste sábado (4/5), às 16h, com entrada gratuita.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA O CURTA-METRAGEM “MEMÓRIAS EM MOVIMENTO: ENTRE VERSOS E PAISAGENS DE UMA ALMA CABOCLA”

O projeto audiovisual, de Tiago Augusto e Yuri Gonzaga, mergulha nas raízes culturais de Tatuí e promete uma experiência única que entrelaça imagens, poesias e música.