3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. GRUPO EXPERIMENTAL “3º SINAL” INICIA O ANO COM PROJETO CONTEMPLADO PELA LEI ALDIR BLANC

Projeto Cultural recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020.

A 1ª Edição da MOSTEQUE (Mostra de Teatro Quebre a Perna), produzida pelo Grupo Experimental “3° Sinal”, abriu inscrições no dia 10/01 (domingo), através de seu Instagram (@ter.sinal), e promete trazer cerca de 10 espetáculos inéditos para apresentar no Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí (CEU das Artes), equipamento de cultura da Prefeitura de Tatuí, no final de março.

O Grupo Experimental “3° Sinal” existe há 6 anos em Tatuí e realizou a primeira montagem há 2 anos, com o espetáculo “A Ver Estrelas”. Com o advento da pandemia da COVID-19, o ano de 2020 foi marcado pelas aulas on-line e encontros à distância, através de plataformas de vídeo. No final do ano, o Grupo foi contemplado pela Lei Federal nº 14.017/2020 – Aldir Blanc (LAB), que prevê uma verba emergencial para criação e desenvolvimento de projetos culturais para o município de Tatuí. A partir disso, foi decidido, através de reunião, a criação de uma Mostra de Teatro, a fim de que aconteça um movimento teatral ainda maior e movimente o Turismo local.

De acordo com a curadoria do evento, a Mostra tem por base difundir e compartilhar conhecimentos e formas diferentes de fazer teatro, conhecendo e trocando experiências com outros grupos sobre formação, processo de criação e resistência dos grupos de teatro nos municípios do interior. Desta forma, também usar do evento para divulgar a cidade de Tatuí como Município de Interesse Turístico (MIT).

O período de inscrições será entre os dias 10 e 31 de janeiro, sendo que o resultado dos selecionados será divulgado no dia 17 de fevereiro. A data prevista para a realização está programada para o final de março, entre os dias 21 e 27 do mês. A data foi escolhida pelo fato de que se comemora o Dia Internacional do Teatro no dia 27 de março e, para o diretor César Santos, “é preciso divulgar e fixar essa data na cabeça da população, de forma que gere um interesse mútuo pela cultura. É um processo árduo, mas estamos no caminho”, disse o diretor.

A execução do projeto tem por base de início acontecer de forma presencial, podendo ser prorrogada até o final do mês de maio, em caso de aumento no número de casos da COVID-19. Se tal aumento acontecer, o grupo estuda a hipótese de realizar toda a programação de forma on-line em meados de junho, para assim poder concluir o projeto.

Além dos 10 espetáculos inscritos em caráter competitivo, a programação conta também com a apresentação de abertura de um dos espetáculos da Trupe Garagem & Cia de Teatro, e encerra a programação com a estreia do novo espetáculo do Grupo Experimental “3° Sinal”, ainda em processo.

O Projeto Cultural recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Aldir Blanc (LAB), por meio do decreto municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020, e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.