Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. ESPETÁCULO SOBRE CHIQUINHA RODRIGUES ESTÁ DISPONÍVEL NO CANAL DO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” NO YOUTUBE

ESPETÁCULO SOBRE CHIQUINHA RODRIGUES ESTÁ DISPONÍVEL NO CANAL DO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” NO YOUTUBE

Publicado em:

Espetáculo foi produzido por Donny Barros, Fernanda Xavier, Leonardo Carvalho e Pedro Couto, com coordenação de produção de Rogério Vianna.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, disponibilizou nesta sexta-feira (03/07), em seu canal no YouTube, o espetáculo “Chiquinha Rodrigues – ReVerso – A Emérita Professora”, como parte do Projeto #MuseuPauloSetúbalEmSuaCasa.

Este espetáculo teve sua estreia em 4 de maio de 2012, marcando as comemorações do Dia Municipal da Literatura Tatuiana. Ele foi produzido por Donny Barros, Fernanda Xavier, Leonardo Carvalho e Pedro Couto, com coordenação de produção de Rogério Vianna e execução do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”.

Parte do acervo do Museu, o vídeo foi gravado de forma caseira e registra um pouco da trajetória de vida de Chiquinha Rodrigues, filha do professor Adauto Pereira, que encontrou na figura do pai o exemplo para escrever sua história na alfabetização. Ela foi casada com Adolfo Rodrigues e mãe de cinco filhos. Criou a Bandeira Paulista de Alfabetização e fundou a Sociedade Luiz Pereira Barreto. Além de professora emérita, Chiquinha Rodrigues foi deputada estadual por duas vezes e prefeita de Tatuí. Faleceu em São Paulo em 1966.

O espetáculo “Chiquinha Rodrigues – ReVerso – A Emérita Professora” foi inspirado em dois livros de Chiquinha: “Confidências de Suzana” e “Pelo Caboclo do Brasil”. No elenco estão: Alba Mariela, Beatriz Xavier de Carvalho, Dado Barros, Fernanda Xavier, Pedro Couto e Rogério Vianna. O conteúdo pode ser visto no canal do YouTube do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Sobre Chiquinha Rodrigues – Francisca Pereira Rodrigues, filha do professor Adauto Pereira e de Maria de Barros Pereira, nasceu em Tatuí no dia 04/05/1896. Foi uma das fundadoras, em 1933, da Bandeira Paulista de Alfabetização. Em 1935 fundou a Sociedade Luiz Pereira Barreto e, em 1936, elegeu-se para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

Foi por 15 meses prefeita de Tatuí (agosto de 1945 a dezembro de 1946). Criou o Jardim da Infância, um grupo escolar, construiu o refeitório na Escola Normal, ampliou o cemitério, abriu novas ruas e uma avenida. Deixou em fase de acabamento o matadouro, o mercado municipal e a estação rodoviária.

Conferencista, historiadora e ensaísta, escreveu, como educadora, diversos livros didáticos. Recebeu várias condecorações e o título de Educadora Emérita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Na literatura, destacam-se suas seguintes publicações: “Tendências Urbanistas de Nossa Civilização” (1936); “Primeiro Congresso Brasileiro do Eufano Rural”, (1937); “Pelo Caboclo do Brasil” (1937); “O Braço Estrangeiro” (1938); “Grandes Brasileiros – Biografias” (1939); “Confidências de Suzana” (1939); “Primeiro Livro da Bandeira” (1940); “Antevisão de Jesuíta” (1940); “História e Brincadeiras”, Literatura Infantil (1946); “Trajetória Luminosa – Educação Religiosa” (1947); “Segundo Livro da Bandeira – Vamos Conhecer as Riquezas do Brasil” (1947); “Meninas de Ouro”, Literatura Infantil (1947); “Dança das Flores”, Literatura Infantil (1947); “Primavera em Meu Quarto”, Literatura Infantil (1947); “Horas Alegres”, Literatura Infantil (1947); “Seu Pafúncio Corre Mundo”, Literatura Infantil (1947); “São Paulo Dentro do Brasil” (1954); entre outras.

No dia 9 de outubro de 1966, domingo, às 23h, a emérita professora Francisca Pereira Rodrigues (Chiquinha Rodrigues), faleceu aos 70 anos de idade.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo