1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. CENTRO CULTURAL RECEBE EXPOSIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 95 ANOS DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

CENTRO CULTURAL RECEBE EXPOSIÇÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 95 ANOS DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE

Publicado em:

FOTO: Uma das formações infantis do Santa Cruz F.C..

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com a diretoria do Santa Cruz Futebol Clube, realizará, nesta sexta-feira (24/01), às 19h, no Centro Cultural, a abertura da exposição fotográfica “Santa Cruz Futebol Clube 95 anos”, sob curadoria de Thonny Guedes.

A exposição apresentará a história do Santa Cruz Futebol Clube ao longo de seus 95 anos, por meio de registros fotográficos pertencentes ao acervo do clube esportivo que, atualmente, tem como presidente Marcos Fernandes de Lima (Lombriga).

A entrada para visitação, até o dia 28/01 (terça-feira), será gratuita, sempre de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados e domingos das 19h às 21h.

O Espaço de Exposições do Centro Cultural de Tatuí está situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.

Sobre o clube – O Santa Cruz Futebol Clube, da cidade de Tatuí, foi fundado em 25 de janeiro de 1925. É o clube esportivo ativo mais antigo da cidade, ainda ativo, e o quinto mais antigo da história de Tatuí, atrás apenas do Sport Clube Tatuhyense e do Tatuhy Foot Ball Club, ambos de 1907, do Operário Futebol Clube, de 1910, e da Associação Atlética Pindorama, de 1921. Todos estes, entretanto, já foram extintos.

Nascido como Associação Atlética Tatuhyense, em 28 de janeiro de 1923, foi rebatizado como Santa Cruz Futebol Clube dois anos depois. Esta nova equipe formou, junto ao Operário F. C. e à A. A. Pindorama, o primeiro “trio de ferro” da cidade, na década de 20. No início da década de 30, o trio foi somado à A. A. XI de Agosto, formando os “quatro grandes de Tatuí”.

No livro “Achegas para a História Tatuiense” (setembro/2000), do historiador Renato Ferreira de Camargo, conta a história de formação da A. A. Tatuhyense.

Em meados dos anos 30, surgiu o Esporte Clube Camelo, que logo passou a se chamar Esporte Clube São Martinho. Com a extinção do Operário F. C., e da A. A. Pindorama, formou-se, então, o segundo “trio de ferro”, com o Santa Cruz F. C., a A. A. XI de Agosto e o E. C. São Martinho.

Desde a sua fundação como A. A. Tatuhyense, o Santa Cruz F. C. possui a alcunha de Dragões da Colina, tendo em vista que o clube era localizado no bairro Colina da Santa Cruz (atual Alto da Santa Cruz). Ainda assim, os próprios torcedores se intitulam como os “Dragões da Colina Santa”. O símbolo do dragão faz parte da história da equipe, cravado no escudo do time.

TítulosCampeão da Copa Centenário em 1954; campeão Amador em 1972, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1980 e 1995; 5 vezes campeão da Copa Tatuí (na qual foi obtido o troféu permanentemente); e campeão da categoria Veteraníssima da Copa Rádio Notícias de Futebol Máster em 2011.Sobre o Estádio – O Estádio “Menotti de Campos”, do Santa Cruz Futebol Clube, teve seu terreno doado pela então prefeita Chiquinha Rodrigues, e pelo benemérito Menotti de Campos, em meados dos anos 40. Devido a uma pequena inclinação do terreno, foi necessária a realização de uma terraplanagem, coordenada pelo engenheiro Amilcar Loretti Filho. A área do campo foi cercada com bambu e, depois, com ripas de madeira. Os torcedores também auxiliaram na construção, buscando esterco para o plantio da grama.

Compartilhe:

Outras

Notícias

VÍDEO DA EXPOSIÇÃO “A DANÇA SOB O OLHAR DA CAPITAL DA MÚSICA” ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA (15/11) NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

O público pode visitar a mostra, que é parte das comemorações do Dia Mundial do Hip-hop, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” até este domingo, dia 17 de novembro.

RESULTADOS FINAIS DOS EDITAIS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) EM TATUÍ SÃO HOMOLOGADOS

Os proponentes classificados devem realizar o procedimento de Habilitação dos Documentos na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de novembro.

ÚLTIMO SHOW DO DUO “CASA FORTE”, REFERENTE AO EDITAL DE CULTURA “MARIA RUTH LUZ”, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Com duração de 60 minutos, “Sons de casa – Canções do nosso tempo” é uma viagem pela Música Popular Brasileira e inclui arranjos inéditos de novos talentos da MPB, conectando diferentes épocas e gerações.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo