MOSTRA DE CINEMA PONTOS MIS “IDENTIDADE NEGRA” APRESENTA, NESTA SEMANA, OS FILMES “BESOURO” E “TITO E OS PÁSSAROS”

Nesta semana, de 19 a 24 de novembro, dois filmes – “Besouro” e “Tito e os Pássaros” – compõe a Mostra Pontos MIS “Identidade Negra”, como parte integrante do Projeto “Tatuí Consciente”, desenvolvido desde 2017, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí. As atividades são realizadas por meio de uma parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS).

De 19 a 22/11 (terça a sexta-feira), às 9h30 e às 14h30, haverá a exibição do filme “Besouro”, não recomendado para menores de 14 anos de idade.

No sábado e domingo, dias 23 e 24/11, às 9h30 e às 14h30, o público poderá conferir o filme “Tito e os Pássaros”, para públicos de todas as idades.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações no Setor de Agendamento do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, pelo telefone: (15) 3251-4969, ou via e-mail: museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Sinopses – Besouro – Bahia, década de 20. No interior, os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que, quando criança, foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto que, segundo suas características, não deveria voar. Ao crescer, Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes. Direção de João Daniel Tikhomiroff. No elenco estão: Miguel Lunardi, Chris Vianna e Adriana Alves.

Tito e os Pássaros – A animação nacional, com visual singular e uma trama encantadora, leva o debate da cultura do medo também para as crianças, pois conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto. Direção e roteiro de Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg. No elenco estão: Mateus Solano, Pedro Henrique e Marina Serretiello.

Sobre a parceria – A Parceria formatada no Projeto “Pontos MIS” fomenta a circulação e a difusão audiovisual, com o intuito de promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, gerando pontos de difusão audiovisual pelo estado de São Paulo. A parceria para a temporada de 2019 foi firmada com a finalidade de promover uma nova opção cultural para os tatuianos.