PROJETO “FOTOGRAFANDO O MUSEU” ACONTECE NESTE SÁBADO, NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, está participando da programação nacional da “13ª Primavera de Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema “Museus por Dentro, por Dentro dos Museus”, que acontece até este domingo (29/09).

            No sábado (28/09), às 9h, o Museu receberá a visita do grupo de escoteiros Tupancy, que participará do Projeto “Fotografando o Museu”, coordenado pelo técnico de preservação e conservação do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Thony Guedes. O Projeto tem o objetivo de fazer com que os participantes fotografem o Museu por dentro, buscando a compreensão de que os museus são guardiões das memórias e dos afetos do ser humano, além de serem, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção de sua identidade, envolvendo o público em uma série de responsabilidades compartilhadas na tarefa de preservar.

            Posteriormente, as fotos tiradas durante o Projeto “Fotografando o Museu” serão expostas, apresentando o olhar de seus usuários aos bens de memória e histórico de valor de todos, salvaguardados desde o edifico até ao mínimo detalhe da expografia.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (15) 3251-4969, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

“13ª Primavera de Museus”

A temporada cultural tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade, focando como resultado a participação de museus do território nacional.

Durante os seis dias da “Primavera de Museus” (de 24/09 a 29/09), a exemplo do que está sendo feito em museus de todas as partes do Brasil, o Museu Histórico “Paulo Setúbal’ promove uma série de atividades para seus visitantes.

De acordo com o gestor do Museu, Rogério Vianna, “essa iniciativa é uma oportunidade de convidar o público a refletir sobre o momento em que o patrimônio cultural brasileiro está inserido, apresentando os museus por dentro e buscando fortalecer a relação das pessoas com os museus a partir da ótica da preservação”.