ATO CÍVICO REALIZADO NA PRAÇA PAULO SETÚBAL CELEBROU OS 197 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Tempo de leitura: 2 minutos Hasteamento das Bandeiras foi um dos momentos cívicos das comemorações do Dia da Independência.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, no último sábado (07/09), em frente ao Monumento dos Pracinhas, na Praça Paulo Setúbal, popularmente conhecida como Praça do Barão, a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, para celebrar os 197 anos da Independência do Brasil.

A solenidade reuniu autoridades civis, militares, grupos escoteiros, alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários das Redes Municipal e Estadual de Ensino, além de clubes de serviços e representantes da maçonaria e ordens maçônicas locais.

O ato cívico foi dividido em quatro momentos distintos. No primeiro momento, foi realizado o protocolo das autoridades, com recepção musical da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro José Antônio Pereira.

No segundo momento, o cerimonial conduziu o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, seguidas da execução do Hino Nacional Brasileiro. A prefeita Maria José Vieira de Camargo hasteou a bandeira Nacional, os escoteiros Lucas Felipe Ferreira Marins e Larissa Yonea dos grupos Tupancy e Goyotin, respectivamente, hastearam a bandeira do Estado de São Paulo, e o aluno Alex Luciano Ananias, do 5º ano A, da professora Bernadete de Fátima Miranda, da EMEF “João Florêncio”, hasteou a bandeira do município de Tatuí.

No terceiro momento, as autoridades locais fizeram seus pronunciamentos, falando acerca da importância do ato cívico, com a execução do Hino da Independência, composição de Evaristo da Veiga e música de Dom Pedro I.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo, a comandante da 2ª Cia. do 22º Batalhão de Polícia Militar, capitão PM Bruna Carolina dos Santos Martins e o comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Antonino José Rodrigues da Costa, fizeram uso da palavra e comentaram a respeito da importância da celebração da Independência do Brasil. O vereador Jairo Martins (Pepinho) também esteve presente na solenidade, representando a Câmara Municipal de Tatuí.

E no quarto e último momento da cerimônia, alunos da Rede Municipal de Ensino realizaram duas apresentações culturais, com foco no dia 7 de setembro. Representando a EMEF “João Florêncio”, com a presença da diretora Suzana Idra Moreira, da coordenadora pedagógica Elisângela M. Ribeiro Santos e das professoras responsáveis Daiane Aparecida Moura Vieira e Bernadete de Fátima Miranda, os alunos do 4º ano A e do 5º ano A, Ana Carolina Correia, Beatriz Antunes, Eder Carlos Leite Júnior, Lenara R. Santos, Maria Eduarda Moraes, Rebeca Diniz Teles e Tainara V. Silva, apresentaram o jogral “7 de Setembro – Independência do Brasil”.

E representando a EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, com a presença da diretora Maria Aparecida de Almeida, da coordenadora pedagógica Débora de Oliveira e das professoras responsáveis Ione Takenouchi Bieco e Rosana Godoy, as alunas do 3º ano B, Kemilly Vitória Machado, Maria Júlia de Oliveira Soares e Larissa Quevedo, do 3º Ano C, Ana Vitória Oliveira Sperandio, do 4º ano C, Beatriz Iafelix Maciel e Adrieli Lima dos Santos, do 4º ano D, Yasmin G. Souza e Yasmin F. de Oliveira, do 5º ano A, Esthefany Araújo Ferreira, Amanda Rodrigues, Ariane Isabelly Rodrigues e Ingrid Vitória Campeão, e do 5º ano B, Carolina Fontanezi Provasi, apresentaram a música “Aquarela do Brasil”, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso, em 1939.

Antecedendo o encerramento da cerimônia, houve a execução do Hino à Tatuí, com letra de Paulo Cerqueira Luz e música de Maria Ruth Luz. Durante a solenidade, os Hinos foram interpretados pelos cantores Tiago Gonçalves, Edson Thiago Cardoso, Gabriel da Rocha e Juan Martins Gonzales.

Imprimir esta postagem Imprimir esta postagem
Traduzir :