3. Educação
  5. ATO CÍVICO REALIZADO NA PRAÇA PAULO SETÚBAL CELEBROU OS 197 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Hasteamento das Bandeiras foi um dos momentos cívicos das comemorações do Dia da Independência.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, no último sábado (07/09), em frente ao Monumento dos Pracinhas, na Praça Paulo Setúbal, popularmente conhecida como Praça do Barão, a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, para celebrar os 197 anos da Independência do Brasil.

A solenidade reuniu autoridades civis, militares, grupos escoteiros, alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários das Redes Municipal e Estadual de Ensino, além de clubes de serviços e representantes da maçonaria e ordens maçônicas locais.

O ato cívico foi dividido em quatro momentos distintos. No primeiro momento, foi realizado o protocolo das autoridades, com recepção musical da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro José Antônio Pereira.

No segundo momento, o cerimonial conduziu o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, seguidas da execução do Hino Nacional Brasileiro. A prefeita Maria José Vieira de Camargo hasteou a bandeira Nacional, os escoteiros Lucas Felipe Ferreira Marins e Larissa Yonea dos grupos Tupancy e Goyotin, respectivamente, hastearam a bandeira do Estado de São Paulo, e o aluno Alex Luciano Ananias, do 5º ano A, da professora Bernadete de Fátima Miranda, da EMEF “João Florêncio”, hasteou a bandeira do município de Tatuí.

No terceiro momento, as autoridades locais fizeram seus pronunciamentos, falando acerca da importância do ato cívico, com a execução do Hino da Independência, composição de Evaristo da Veiga e música de Dom Pedro I.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo, a comandante da 2ª Cia. do 22º Batalhão de Polícia Militar, capitão PM Bruna Carolina dos Santos Martins e o comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Antonino José Rodrigues da Costa, fizeram uso da palavra e comentaram a respeito da importância da celebração da Independência do Brasil. O vereador Jairo Martins (Pepinho) também esteve presente na solenidade, representando a Câmara Municipal de Tatuí.

E no quarto e último momento da cerimônia, alunos da Rede Municipal de Ensino realizaram duas apresentações culturais, com foco no dia 7 de setembro. Representando a EMEF “João Florêncio”, com a presença da diretora Suzana Idra Moreira, da coordenadora pedagógica Elisângela M. Ribeiro Santos e das professoras responsáveis Daiane Aparecida Moura Vieira e Bernadete de Fátima Miranda, os alunos do 4º ano A e do 5º ano A, Ana Carolina Correia, Beatriz Antunes, Eder Carlos Leite Júnior, Lenara R. Santos, Maria Eduarda Moraes, Rebeca Diniz Teles e Tainara V. Silva, apresentaram o jogral “7 de Setembro – Independência do Brasil”.

E representando a EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, com a presença da diretora Maria Aparecida de Almeida, da coordenadora pedagógica Débora de Oliveira e das professoras responsáveis Ione Takenouchi Bieco e Rosana Godoy, as alunas do 3º ano B, Kemilly Vitória Machado, Maria Júlia de Oliveira Soares e Larissa Quevedo, do 3º Ano C, Ana Vitória Oliveira Sperandio, do 4º ano C, Beatriz Iafelix Maciel e Adrieli Lima dos Santos, do 4º ano D, Yasmin G. Souza e Yasmin F. de Oliveira, do 5º ano A, Esthefany Araújo Ferreira, Amanda Rodrigues, Ariane Isabelly Rodrigues e Ingrid Vitória Campeão, e do 5º ano B, Carolina Fontanezi Provasi, apresentaram a música “Aquarela do Brasil”, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso, em 1939.

Antecedendo o encerramento da cerimônia, houve a execução do Hino à Tatuí, com letra de Paulo Cerqueira Luz e música de Maria Ruth Luz. Durante a solenidade, os Hinos foram interpretados pelos cantores Tiago Gonçalves, Edson Thiago Cardoso, Gabriel da Rocha e Juan Martins Gonzales.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.