CARRETA DO PROGRAMA “MULHERES DE PEITO” REALIZOU 701 EXAMES DE MAMOGRAFIA EM TATUÍ

 Entre os dias 6 e 22 de agosto, o município de Tatuí recebeu a carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, que ofereceu mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

De acordo com a equipe do Programa, ao longo das quase três semanas no município, foram realizados 701 atendimentos. Desse total, oito exames apresentaram alterações, e essas mulheres continuarão recebendo o devido acompanhamento e tratamento médico.

A carreta permaneceu estacionada na Praça Martinho Guedes, popularmente conhecida como Praça da Santa, e os exames aconteceram de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h (exceto feriados). O atendimento ao público terminou no dia 22/08 (quinta-feira), e nos dias 23 e 24/08 (sexta e sábado), foram realizados exames complementares para pacientes convocadas previamente.

O público-alvo foram mulheres entre 50 e 69 anos de idade, porém, as mais jovens, que possuem entre 35 e 49 anos de idade, também puderam ser atendidas, apresentando pedido médico (emitido pelo SUS), RG e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A carreta – A unidade móvel de mamografia conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.