3. Educação
  5. GESTORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL…

GESTORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PRÁTICA

1ª Formação de Gestores, realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Diretores, coordenadores e supervisores das escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Tatuí participaram, na tarde desta quinta-feira (15/08), da 1º Formação de Gestores, realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve o objetivo de preparar os gestores educacionais do município para a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo Ministério da Educação (MEC), que será implantada a partir de 2020, contemplando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio de todas as escolas públicas e particulares do Brasil.

A nova BNCC determina que seja colocada em prática a Educação Integral (EI), que é diferente de escola em período integral, quando os alunos têm aulas durante todo o dia.

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, Marisa Aparecida Mendes Fiuza Kodaira, comenta que a Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural – e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. “E o objetivo desta formação é apoiar a construção de currículos alinhados à Educação Integral nas redes municipais e estaduais de educação em todo o país”, ressalta.

Para atender a essa nova determinação, a equipe do Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, representada pela supervisora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, Márcia Menezes, e pelas professoras Talita Albiero Facela, Jocilene Aires Viotto e ângela Costa, vêm participando de um Programa de Formação de Gestores, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o British Council e o Instituto Península, na cidade de São Paulo, e agora estão responsáveis por transmitir o conteúdo do Programa para todos os gestores educacionais de Tatuí.

Outro destaque importante referente ao Programa da Undime é que a cidade de Tatuí se tornou a “multiplicadora” do projeto em sua microrregião, que envolve os municípios de Cesário Lange, Itapetininga, Jumirim, Laranjal Paulista, Porangaba, Quadra, Tietê e Torre de Pedra, servindo de modelo a estas cidades.

A formação dos gestores educacionais tatuianos, que é acompanhada pela Undime, acontece por meio de reuniões presenciais, utilizando materiais de apoio e também um aplicativo intitulado Padlet, no qual todos os gestores e professores têm acesso por meio de um QR Code, e lá podem fazer sugestões, críticas, publicar fotos e ter acesso a materiais utilizados em cada reunião. Dessa forma, a tecnologia é utilizada para aproximar os gestores e professores, promovendo uma interação ainda maior, com o objetivo de elaborar todo o processo de implantação da nova BNCC em conjunto.

O secretário municipal de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, esteve presente no encontro com os gestores, e destacou que, em breve, também será realizada a formação de dirigentes municipais das cidades que integram a microrregião de Tatuí.

Outro assunto abordado pelo secretário foi a importância do processo de formação dos gestores na vida dos alunos. “Para nós, este é um momento novo, em que estamos entrando na era da tecnologia, qualificando nossos gestores e indo de encontro às propostas feitas pelo MEC, para trabalhar com os alunos de uma forma mais específica e cuidadosa”, afirmou.

Sobre a Educação Integral – A BNCC define as aprendizagens essenciais que os alunos têm direito de adquirir e estabelece a revisão dos currículos escolares. As aprendizagens essenciais contidas no documento estão expressas em 10 competências gerais, que são: conhecimento; pensamento crítico, científico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.

A Educação Integral compreende todas essas 10 competências gerais, e o estudo de sua implantação ajuda na elaboração do currículo de cada escola, levando em conta a individualidade de cada aluno e do meio em que ele está inserido, por meio da avaliação de fatores como localidade da instituição de ensino e o perfil da comunidade. Desse modo, gestores e professores de cada localidade tornam-se responsáveis pela construção do currículo de sua instituição, a fim de trabalhar a integralidade de seus alunos de acordo com a realidade do meio em que vive.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.