MAIS DE 240 TESTES DE DETECÇÃO DE HEPATITES FORAM REALIZADOS NO ÚLTIMO SÁBADO, NA PRAÇA DA MATRIZ

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Saúde – através do Ambulatório de Infectologia e da Vigilância Epidemiológica – e de Educação, em parceria com o Rotary Club, realizou, na manhã do último sábado (27/07), na Praça da Matriz, a campanha “Julho Amarelo”, idealizada pelo Ministério da Saúde.

Na ocasião, foram realizados testes rápidos para a detecção de hepatites B e C. No total, foram feitos 247 testes (167 testes a mais que em 2018), dos quais dois obtiveram resultado reagente, e os pacientes foram encaminhados para o Ambulatório de Infectologia, a fim de receberem acompanhamento e tratamento médico.

Desde o início da campanha “Julho Amarelo”, foram realizados 326 testes em Tatuí, e as pessoas que, por qualquer motivo, ainda não conseguiram fazer o teste, podem comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde do município, no Ambulatório de Infectologia ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) até esta terça-feira (30/07).

O Ambulatório de Infectologia é aberto à população de segunda a sexta-feira, em horários que variam entre 8h e 16h, de acordo com o dia da semana e com a escala de atendimento em vigor. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-1564. As Unidades Básicas de Saúde de Tatuí realizam o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades do Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que atendem das 8h às 13h. Mais informações, com a equipe da Secretaria de Saúde, pelo telefone: (15) 3305-8855.

Sobre a campanha “Julho Amarelo” – Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, além de álcool e de outras drogas, bem como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

O tratamento para hepatites virais (hepatite B e hepatite C) é realizado gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS), para todos os pacientes portadores, independentemente do grau de comprometimento hepático, e inclui o retratamento, para os pacientes que não obtiveram a resposta virológica sustentada em tratamentos anteriores.

Como forma de prevenção, o município de Tatuí realiza diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório de Infectologia e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ações de orientação ao público acerca da doença, por meio de palestras, feiras de Saúde, aconselhamentos, testes rápidos e da distribuição de insumos, como preservativos masculinos e femininos, vacina contra a hepatite B e a realização de campanhas recomendadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção das hepatites.