3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. PREFEITURA INICIA OS PREPARATIVOS PARA O DESFILE DE 11 DE AGOSTO, EM CELEBRAÇÃO AO 193º…

PREFEITURA INICIA OS PREPARATIVOS PARA O DESFILE DE 11 DE AGOSTO, EM CELEBRAÇÃO AO 193º ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Tatuí, por meio das equipes das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Educação, já está realizando o planejamento do Desfile Cívico de aniversário do município, que será realizado no dia 11 de agosto (domingo). Neste ano, Tatuí celebra os 193 anos de sua fundação, e o tradicional desfile contará com quatro momentos distintos: Militar; Educacional; Clubes de Serviços e Associações; e Desfile de Cavaleiros.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino desfilarão apresentando o tema: “Tatuí – Uma Cidade do Coração”. O tema escolhido busca valorizar o termo “Ternura”, pelo qual a cidade é carinhosamente chamada pelos seus munícipes, que são bastante hospitaleiros e permitem que turistas possam se encantar pelas belezas artísticas e culturais do município.

Pensando nisso, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, em parceria com gestores culturais, “batizaram” o desfile de “2019 com o Coração”, devido ao carinho especial oferecido por Tatuí, seja por meio da musicalidade, do teatro, da dança, da literatura, dos pontos turísticos ou dos roteiros rurais e de aventura, que costumam despertar nos turistas uma vontade muito grande de retornar à cidade.

Munícipes e visitantes são unânimes em dizer que Tatuí por ser vista de diferentes formas, de acordo com o roteiro escolhido por cada um. Existe opções para quem prefere momentos ao lado da família, para quem gosta de cultura, de aventura, para os adeptos de atividades gastronômicas e até mesmo para quem curte um roteiro de compras.

Sobre Tatuí – O município de Tatuí foi fundado em 11 de agosto de 1826, pelo brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um importante defensor da Independência do Brasil. Antes de sua fundação, pertencia à cidade de Itapetininga, e hoje está inserida na Região Metropolitana de Sorocaba.

Brigadeiro Jordão doou suas terras para a criação da vila, mas inicialmente o local apresentava pouco ou nenhum progresso, devido à ausência de lavouras, de vias de comunicação e de comércio. Posteriormente, Antônio Rodrigues da Costa abriu uma estrada, ligando Tatuí a Porto Feliz, e essa ação foi essencial para o desenvolvimento de Tatuí.

Em 1884 ocorreu a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, que trouxe, neste mesmo ano, o primeiro trem à cidade de Tatuí. A inauguração da estação da Estrada de Ferro Sorocabana em Tatuí ocorreu quatro anos depois, no dia 11 de julho de 1888.

O primeiro grupo escolar da cidade se chamava “João Florêncio”, e foi inaugurado em 1895. No mesmo ano, também ocorreu a fundação da Santa Casa de Misericórdia do município. A energia elétrica chegou à cidade em 1909, e em 1914 surgiu o Mercado Municipal.

O primeiro jornal impresso da cidade foi “O Progresso de Tatuí”, que foi publicado pela primeira vez em 15 de julho de 1934, e que está em circulação até os dias de hoje. Atualmente, Tatuí é conhecida nacionalmente com os títulos de “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e “Terra dos Doces Caseiros”.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.