Até o dia 19/07 (sexta-feira), das 12h às 17h, funcionários do Cartório Eleitoral da 140º Zona Eleitoral estão no Paço Municipal de Tatuí para realizar o agendamento para o cadastro biométrico obrigatório.
O interessado deve ter em mãos um documento de identificação original com foto, informar a data de nascimento e um telefone de contato, e escolher o melhor dia e horário para comparecer ao Cartório Eleitoral.
No dia agendado, o eleitor deve levar, além do documento de identificação original com foto, um comprovante de residência no próprio nome – emitido nos últimos 3 meses – e o título de eleitor. Não serão aceitas cópias, ainda que autenticadas. As impressões digitais e a foto serão colhidas na hora.
Se, depois de agendado o dia, não for possível comparecer ao Cartório, é preciso cancelar com antecedência pelo site www.tre-sp.jus.br ou pelos telefones (15) 3259-7598 e 3251-2068.
Caso o eleitor tenha deixado de votar nas últimas eleições, deve procurar o Cartório Eleitoral, situado na Rua Juvenal de Campos, nº 327, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer a emissão da guia de multa e, depois, agendar a biometria.
O cadastro biométrico é obrigatório no município de Tatuí. Quem não comparecer terá o título cancelado e não poderá obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, inscrever-se em concursos públicos e obter passaporte.
Sobre a biometria – A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
O principal benefício é o aumento na segurança. O sistema biométrico garante que nenhum eleitor votará no lugar de outro.