3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. I SARAU AFRO “RESISTÊNCIAS QUILOMBOLAS” ENCERRA A PROGRAMAÇÃO DA 17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A Prefeitura de Tatuí, por meio do seu equipamento de Cultura, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, encerrou a 17º Semana Nacional de Museus no último domingo (19/05), com uma rica programação desenvolvida pela agência Akoma – Projetos Educacionais e Sociais, que promoveu o I Sarau Afro de Tatuí – “Resistências Quilombolas”. O evento contou com o apoio da COOP – Cooperativa de Consumo, do Educrescere, da Fatec Tatuí, da Justiça Restaurativa e do LGBT+ Tatuí.

Centenas de pessoas de Tatuí e de outras cidades do interior de São Paulo, tais como, Birigui, Boituva, São Paulo, Assis, Itapetininga, Jandira, Salto, Alambari, Iperó, Sorocaba e São Manuel registraram presença, além de moradores de Minas Gerais – dos municípios de Andrelândia e Pouso Alegre – e da Argentina. O presidente do Conselho Editorial da Revista Raça, Maurício Pestana, também estava presente.

“O I Sarau Afro trouxe para Tatuí, em forma de poesia, de canto, de dança, de capoeira, do maracatu, de olhares, de muitas crianças, da presença dos mais velhos e da espiritualidade, a possibilidade de transmitirmos o sentimento de amor entre os presentes”, destacou o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna.

No evento, aconteceram homenagens a Dito Rolim e a Zé Rolim, com a presença de seus familiares. Na gastronomia destaque para o acarajé, que sempre compõe a Feira de Artesanato “Capital da Música”. As comunidades senegaleza e angolana estavam presentes com seus trajes característicos. Um dos pontos altos do Sarau foi a intervenção educativa da pedagoga Daniela Andrade com o seu projeto afro de contação de histórias, que reuniu crianças, pais e avós.

De acordo com Rosângela Nzuri Lourenço, produtora do evento, “o I Sarau Afro cumpriu com o compromisso de potencializar as narrativas da população negra da cidade, promovendo novos artistas oriundos do Conservatório de Tatuí, do projeto Guri e de outros movimentos da cena musical tatuiana”.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.