3. Educação
  5. INSTITUTO AYRTON SENNA E REPRESENTANTES DA REDE MCDONALD’S VISITAM A EMEF PROF. PAULINHO RIBEIRO

Na terça-feira (30/04), a EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, localizada no bairro Tanquinho e pertencente à Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Tatuí, sediou uma importante reunião para tratar de resultados obtidos através de parcerias para a área da Educação no município.

Estiveram presentes o secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, o diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna (IAS), Thiago Fernandes, a coordenadora de Negócios do IAS, Priscila Mello, o diretor de Impacto Social e Desenvolvimento do McDonald’s, Gabriel Serber, o gerente de Comunicação do McDonald’s, Leandro Lima, além de todo o corpo docente da escola.

Na ocasião, os representantes do IAS e do McDonald’s visitaram as salas de aula e conversaram pessoalmente com as crianças, que disseram quais tipos de atividade vêm realizando e o que elas estão achando do acompanhamento que vem sendo feito no que diz respeito à frequência dos alunos na escola e ao incentivo à leitura.

Apesar de o foco ser nos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental, todas as salas de aula da escola, do 1º ao 5º ano, possuem, colocadas na parede, duas planilhas, sendo uma para controle de tarefas de casa, presenças e faltas, e outra para a leitura de livros que os alunos leem.

No primeiro caso, se os alunos fizerem as tarefas de casa e apresentarem no dia seguinte para a professora, eles recebem uma marcação na cor verde na planilha. Se não trouxerem as tarefas, recebem uma marcação na cor azul. Quando os alunos faltam sem avisar ou sem dar justificativa, eles recebem uma marcação na cor vermelha. Quando entregam atestados médicos ou os pais ou responsáveis comunicam o motivo da falta, o nome desses alunos recebe uma marcação em amarelo naquele dia em que não esteve presenta na classe.

Já no segundo caso, a planilha possui o nome dos livros disponíveis para leitura e os nomes dos alunos da classe. Os alunos levam os livros para casa e têm um prazo de cerca de uma semana para devolverem e, posteriormente, conversarem com a professora sobre o que eles acharam daquela obra literária. Quando os alunos gostam dos livros que leram, a professora faz uma marcação na cor verde na planilha de leitura. Caso os alunos não gostem do livro que leram, fica registrado na cor vermelha. Porém, até hoje, não há marcações em vermelho nesta lista, demonstrando que os alunos estão interessados, praticando a leitura e, principalmente, gostando de ler.

Se algum aluno apresenta muitos índices vermelhos ou azuis nas planilhas, os pais são chamados para conversar com os professores e verificar os motivos pelos quais o aluno tem faltado, não tem entregue as tarefas de casa ou não demonstra interesse pela leitura.

Os alunos são divididos em 4 níveis de aprendizado. Aqueles que alcançam os níveis 3 e 4, são retirados da sala de aula convencional e têm aulas com uma professora a parte. Aqueles que fazem parte dos níveis 1 e 2, permanecem na sala de aula, para que a professora realize atividades que atendam às necessidades desses alunos.

Essa metodologia, implantada em 2018, através de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, tem feito com que a aprendizagem dos alunos tenha apresentado melhoras, proporcionando até mesmo uma competição saudável entre os alunos, que se sentem motivados e procuram, ao máximo, estar com o quadro de tarefas, presença e leitura em ordem.

Os professores possuem um planejamento e seguem uma rotina semanal, contando inclusive com apostilas fornecidas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, por meio da parceria com o IAS. A cada 15 dias, eles realizam experiências científicas com os alunos e, mensalmente, entregam à coordenação da escola os resultados obtidos através de todo trabalho feito.

O diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna, Thiago Fernandes, disse que sentiu que os professores, a coordenação e a Secretaria de Educação estão “completamente engajados com uma ação que deixou de ser apenas uma teoria”. “Nós vimos um programa absolutamente incorporado na rotina dos educadores e, mais importante ainda, gerando impacto dentro das salas de aula”, disse ele. Thiago afirma que foi um privilégio passar a manhã escutando as crianças e os educadores, e que espera poder retornar outras vezes ao município.

Já o diretor de impacto social e desenvolvimento do McDonald’s, Gabriel Serber, contou que o objetivo da visita foi acompanhar o impacto que a parceria da Prefeitura com o IAS está tendo dentro das salas de aula, para o ensino básico das crianças. Gabriel disse que visitou três classes de 3º anos e teve a oportunidade de conversar com professores, diretores e o secretário de Educação, professor Miguel. “Percebemos um trabalho maravilhoso, com foco na leitura e na escrita. As crianças também foram muito amigáveis conosco, apresentaram seus trabalhos e nos contaram a importância do que eles fazem diariamente na escola. E, por isso, com essa parceria, queremos fortalecer a Educação em Tatuí e em todo o Brasil”, ressaltou.

O secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, comentou que a visita proporcionou uma troca de experiências, na qual os professores puderam expor os resultados dessa parceria da Prefeitura de Tatuí com o Instituto Ayrton Senna e o McDonald’s – na condição de investidor parceiro do IAS -, e os visitantes puderam ouvir das próprias crianças o que elas estão achando desse método de ensino. “Os visitantes se demonstraram bastante surpresos com o empenho de toda a equipe pedagógica da escola, e a nossa expectativa é que possamos ampliar o nosso trabalho na cidade”, afirmou.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.