3. Saúde
  5. GRUPO DE APOIO GRATUITO A ADOLESCENTES ACONTECE NA ÚLTIMA QUARTA DE CADA MÊS, NA ESF…

GRUPO DE APOIO GRATUITO A ADOLESCENTES ACONTECE NA ÚLTIMA QUARTA DE CADA MÊS, NA ESF DO BAIRRO CDHU “ORLANDO LISBOA”

Nos encontros, os adolescentes relatam casos de automutilação, transtornos com os pais e relacionamento com colegas, entre outros casos que necessitam de acompanhamento médico e psicológico.

A ESF (Estratégia Saúde da Família) “Othoniel Cerqueira Luz”, situada no bairro CDHU “Orlando Lisboa de Almeida” e pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, está promovendo um Grupo de Apoio a Adolescentes, realizado uma vez por mês.

A iniciativa partiu da médica de Estratégia e Saúde da Família, Renata Florenzano Flores, que durante consultas, ouvia o desabafo de pais e adolescentes sobre suas dificuldades do dia a dia. Foi então que ela teve a ideia de promover encontros mensais com adolescentes, para que eles pudessem ter um espaço para serem ouvidos e receber ajuda profissional.

Os encontros já acontecem há três meses, sempre na última quarta-feira do mês, às 13h, e recebe adolescentes com idade entre 10 e 20 anos. Além da médica, responsável pelos encontros, o psicólogo Janderson Mendes Miranda Martins também já esteve ministrando palestra e conversando com os adolescentes.

Nesses encontros, os adolescentes relatam casos de automutilação, transtornos com os pais e relacionamento com colegas, entre outros casos que necessitam de acompanhamento médico e psicológico. A médica Renata escuta esses relatos e depois conversa com os adolescentes, além de promover dinâmicas que trabalham com a expressão de sentimentos e a identidade, mostrar como lidar com as situações que apresentam dificuldade e fazer um relaxamento mental e corporal.

Em cada encontro, comparecem cerca de 10 adolescentes. Não existe um número fixo de vagas, e os interessados em participar, devem deixar o nome completo e um telefone de contato dos pais ou de algum responsável na recepção da ESF “Othoniel Cerqueira Luz”. O único documento necessário para participar dos encontros é o Cartão SUS.

A ESF está situada na Rua Sergio Mascarenhas Camargo Barros, s/nº, bairro CDHU. Mais informações pelo telefone (15) 3251-5789.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.