Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. “NOITE DA SERESTA COM TERNURA” CONTARÁ COM HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO DOMINGOS JACOB FILHO

“NOITE DA SERESTA COM TERNURA” CONTARÁ COM HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO DOMINGOS JACOB FILHO

Publicado em:

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, realizará, nesta sexta-feira (12/04), às 19h, a tradicional “Noite da Seresta com Ternura”, com o grupo Seresteiros com Ternura.

Na ocasião, o projeto “Ilustres Tatuianos” – uma ação colaborativa entre o Museu e o grupo Seresteiros com Ternura – prestará uma homenagem a Domingos Jacob Filho, o artista plástico Mingo Jacob, com uma exposição que retrata a vida e a obra do artista. Ela ficará exposta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até o dia 9 de maio.

O Museu “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969.

O homenageado – Domingos Jacob Filho, mais conhecido como Mingo Jacob, é um artista plástico, nascido em Torre de Pedra, interior de São Paulo, em 6 de junho de 1954. Filho de Domingos Jacob e Jurema Pedroso Jacob (ambos já falecidos) e irmão de Magali Pedroso Jacob e Eralva Pedroso Jacob, mudou-se com sua família para Tatuí quando tinha 4 anos de idade, e permanece morando no município até hoje.

Mingo Jacob iniciou seus estudos no então “Curso Primário”, em 1963, no Grupo Escolar “Eugênio Santos”, de Tatuí. Em seguida, matriculou-se para cursar o “Ginasial” no então Instituto de Educação “Barão de Suruí”, onde também cursou o Ensino Médio, concluindo em 1972.

Nesse período, foi aluno de dois professores que marcaram para sempre sua vida artística: Acassil José de Camargo e Mário Galego, que são considerados por Domingos como seus primeiros mestres e incentivadores no mundo da arte.

Em 1986, iniciou o curso de Desenho Industrial na Faculdade Asseta, de Tatuí, vindo a se formar em 1989. Depois, foi convidado pelo diretor da faculdade, Acassil José de Camargo, a dar aulas de Desenho de Observação, no mesmo curso em que se formou. Ele lecionou essa matéria durante um ano.

Mais tarde, em 1990, foi convidado para trabalhar na estatal Telesp e, mesmo atuando fora de seu mundo artístico, Domingos não deixou de produzir trabalhos em óleo sobre tela, tornando-se assim o que se chama no mundo da arte de “pintor domingueira”, isto é, aquele que só pinta aos domingos. No ano 2000, decidiu sair da empresa e passou a se dedicar definitivamente à carreira de pintor profissional.

Mingo Jacob deu início à sua vida artística no final dos anos 70, quando conheceu o promotor de eventos Jorge Rizek, e passou a trabalhar com ele, como desenhista, em diversos eventos da época, como por exemplo, no “Vermelho e Preto”, “Cinco Meia Sete”, “Oito ou Oitenta”, e, principalmente na casa noturna “Tro-lo-ló”. Foi nesse período que ele também conheceu o artista plástico Jaime Pinheiro, que o iniciou no ofício da serigrafia, passando a trabalhar em diversas artes gráficas, além de estampas e camisetas.

Durante toda a década de 80, o trabalho de Domingos Jacob Filho foi o de dedicar-se à produção de artes gráficas, além de atuar como auxiliar de cenografia no Conservatório de Tatuí, e também como arte-finalista nas propagandas do Jornal Integração.

Na pintura em óleo sobre tela, que é seu foco principal, iniciou seus estudos com a professora Therezinha Pinto, que o iniciou definitivamente no mundo da pintura a óleo.

Em 2008, Mingo Jacob foi fazer um aperfeiçoamento de sua arte com o mestre da pintura acadêmica Carmelo Gentil Filho, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo, onde durante um ano fez estudos profundos da teoria das cores e da composição artística.

No início da vida como pintor profissional, ele conheceu um grupo de artistas, integrados por Raquel Fayad, Marli Fronza, Carmelina Monteiro, Carlota Franco, Cláudio Camargo, Edson Alves, entre outros, unindo-se a eles e formando a Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região, a AMART. Por quatro anos, foi presidente da agremiação e, durante sua gestão, a AMART foi ponto de cultura, o que proporcionou um intercâmbio muito grande com artistas da capital e outras regiões. Com o fim da AMART, Domingos montou um ateliê em sua residência, onde produz seus trabalhos e ministra aulas de pintura a quem se interessar.

Em 2012, realizou a exposição “Tatuí na Visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade. Já em 2013, o jornal “O Progresso de Tatuí” lançou um encarte com o título da exposição do artista, onde por meio de suas telas, explanou sobre a história de Tatuí.

Ao longo de vários anos, tem desenvolvido um trabalho consistente de pintura acadêmica e participado de salões, exposições coletivas e individuais. Foi premiado duas vezes no Salão de Artes Acadêmicas de Piracicaba, considerado o principal salão brasileiro nessa modalidade. Também recebeu várias premiações em outras cidades do Estado, como Cerquilho e Araras.

Paisagens rurais e urbanas, típicas de nossa região, são a temática principal de seus trabalhos. A arquitetura de Tatuí, como os velhos casarões, também é tema constante de suas pinturas. O interesse de Domingos pela temática “caipira” vem da sua infância, vivida no mundo rural tatuiano e, também, pelo seu particular fascínio pelo contraste da cor alaranjada da terra com os verdes da vegetação, muito típico de nossa região, procurando, com isso, transpor a sua verdade artística em seus trabalhos.

Pela sua relevante atuação no cenário tatuiano e na difusão das artes plásticas, é membro do júri do Concurso Literário “Paulo Setúbal”, na modalidade Artes Visuais.

Os principais prêmios conquistados por Domingos Jacob Filho são: Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal – Salão de Arte Acadêmica Piracicaba, em 2015; medalha de ouro no Salão de Belas Artes de Piracicaba, em 2010; 2º lugar na categoria Pintura, no 8º Salão de Artes Plásticas de Cerquilho; 1º lugar na categoria Pintura, no 10º Salão de Artes Plásticas de Cerquilho; menção honrosa no Salão da Paisagem da Associação Paulista de Belas Artes, em 2009; 3º lugar na categoria Pintura Acadêmica, no 11º Salão de Artes Plásticas de Cerquilho; e prêmio Centro Cultural, no Salão de Artes de Araras, em 2014.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo