3. Educação
  5. FESTA NA PRAÇA DA MATRIZ MARCA O ENCERRAMENTO DA 1ª SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO…

FESTA NA PRAÇA DA MATRIZ MARCA O ENCERRAMENTO DA 1ª SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO DE TATUÍ

1ª Semana da Conscientização do Autismo de Tatuí teve seu encerramento na Praça da Matriz.

Na manhã do último sábado (06/04), a Praça da Matriz foi o palco da festa de encerramento da 1º Semana da Conscientização do Autismo de Tatuí, realizada pelo grupo Supermães TEA Tatuí, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação, de Saúde e de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte.

A mãe, coordenadora do Grupo Supermães e neuropsicopedagoga, Sarah D’avila, abriu as comemorações falando sobre a importância da conscientização a respeito do autismo – condição neurobiológica que acomete o indivíduo em diversas áreas – e agradecendo a todos os envolvidos. “Tivemos o apoio da prefeita Maria José Vieira de Camargo, que nos recebeu para a abertura dessa Semana da Conscientização, com conversa cheia de empatia pela causa. Contamos, também, com o apoio do secretário de Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; do secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; do diretor de Cultura, Rogério Vianna e dos vereadores Rodnei Rocha (Nei Loko) e Alexandre de Jesus Bossolan, autores da Lei Municipal 5.335, de 19 de março de 2019, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, a Semana de Conscientização do Autismo”, destacou a coordenadora Sarah, que acrescentou, também, o envolvimento das mães, familiares, amigos, terapeutas, professores, profissionais do APAE e da Saúde, e dos pais de crianças com Paralisia Cerebral e outras síndromes.

As comemorações seguiram com o azul dos balões colorindo o céu; a presença dos cães da 2º Companhia do 22º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior); a distribuição de folhetos informativos sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista); e a apresentação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, acompanhado pelo pianista Ricardo Fenerich, e coordenado pela professora Miriam Cândido.

A 1º Semana da Conscientização do Autismo de Tatuí começou no dia 01/04, com um encontro do Grupo Supermães com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, os secretários municipais, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e convidados. No dia seguinte (02/04), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o grupo distribuiu folhetos e cartazes para conscientização ao TEA nas Escolas Municipais e nas Unidades Básicas de Saúde.

“Foi um marco memorável para a nossa cidade, realizamos um sonho, que abriu as portas para mais visibilidade da causa. Muito amor envolvido, sementes foram plantadas ali, para uma sociedade com mais empatia e para que vejam a pessoa com deficiência com equidade, amor e respeito”, destacou Josiane Abrantes, mãe de autista e integrante do grupo Supermães.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE A CORPORAÇÃO MUSICAL “SANTA CRUZ”

O repertório faz jus as bandas de coreto, com a execução de marchas tradicionais com composições e arranjos de professores e maestros de Tatuí.