FESTA NA PRAÇA DA MATRIZ MARCA O ENCERRAMENTO DA 1ª SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO DE TATUÍ

Na manhã do último sábado (06/04), a Praça da Matriz foi o palco da festa de encerramento da 1º Semana da Conscientização do Autismo de Tatuí, realizada pelo grupo Supermães TEA Tatuí, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação, de Saúde e de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte.

A mãe, coordenadora do Grupo Supermães e neuropsicopedagoga, Sarah D’avila, abriu as comemorações falando sobre a importância da conscientização a respeito do autismo – condição neurobiológica que acomete o indivíduo em diversas áreas – e agradecendo a todos os envolvidos. “Tivemos o apoio da prefeita Maria José Vieira de Camargo, que nos recebeu para a abertura dessa Semana da Conscientização, com conversa cheia de empatia pela causa. Contamos, também, com o apoio do secretário de Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; do secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; do diretor de Cultura, Rogério Vianna e dos vereadores Rodnei Rocha (Nei Loko) e Alexandre de Jesus Bossolan, autores da Lei Municipal 5.335, de 19 de março de 2019, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, a Semana de Conscientização do Autismo”, destacou a coordenadora Sarah, que acrescentou, também, o envolvimento das mães, familiares, amigos, terapeutas, professores, profissionais do APAE e da Saúde, e dos pais de crianças com Paralisia Cerebral e outras síndromes.

As comemorações seguiram com o azul dos balões colorindo o céu; a presença dos cães da 2º Companhia do 22º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior); a distribuição de folhetos informativos sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista); e a apresentação do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, acompanhado pelo pianista Ricardo Fenerich, e coordenado pela professora Miriam Cândido.

A 1º Semana da Conscientização do Autismo de Tatuí começou no dia 01/04, com um encontro do Grupo Supermães com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, os secretários municipais, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e convidados. No dia seguinte (02/04), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o grupo distribuiu folhetos e cartazes para conscientização ao TEA nas Escolas Municipais e nas Unidades Básicas de Saúde.

“Foi um marco memorável para a nossa cidade, realizamos um sonho, que abriu as portas para mais visibilidade da causa. Muito amor envolvido, sementes foram plantadas ali, para uma sociedade com mais empatia e para que vejam a pessoa com deficiência com equidade, amor e respeito”, destacou Josiane Abrantes, mãe de autista e integrante do grupo Supermães.