3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MUSEU PAULO SETÚBAL REALIZA A ABERTURA DE SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DO ANO: “ÉRAMOS CINCO MILHÕES”

Visitação será gratuita até o dia 28/02.

Aconteceu na noite desta terça-feira (29/01), no Museu Histórico "Paulo Setúbal", equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, a abertura da primeira exposição deste ano: a Instalação Artística "éramos Cinco Milhões", de Danilo Roberto, apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contemplada pelo Edital ProAC Artes Visuais 16/2018 – Obras e Exposições.

A exposição tem o objetivo de dialogar sobre o violento processo de tráfico de pessoas negras de diversas regiões da áfrica, sua consequente desterritorialização e as reverberações individuais e sociais desse processo. Ela traz uma provocação visual e questionamentos acerca da questão racial no País.

O visitante verá 500 balões sobrepostos de diferentes tamanhos nas cores marrom e preto, ligados por barbantes e amarrados a uma corrente de metal. A obra explicita todo o processo de deterioração dos balões. Na parede está pichado o título da exposição "éramos Cinco Milhões", que ficará cada vez mais visível à medida que os balões forem se esvaziando.

Além da exposição, o projeto conta com duas ações poéticas, ambas para maiores de 16 anos de idade. Uma delas "Cartas para Ninguém", aconteceu horas antes da abertura da exposição, e consistiu na escrita de cartas que foram amarradas em balões carregados com gás hélio e que, em um movimento coletivo, foram soltas no espaço público.

A segunda ação, "Recomeçar", será em fevereiro, com um debate sobre o tema e uma complementação com tinta a pichação na parede do espaço expositivo, a partir da pergunta: o que somos hoje além dos cinco milhões que éramos? A frase "éramos Cinco Milhões" alude à quantidade de negros estimada que veio escravizada para o Brasil, desde o descobrimento até a abolição, e a instalação que se propôs a discutir esse processo ao longo do mês de fevereiro já vai estar deteriorada e poderá ser destruída pelos participantes, em uma modificação da obra.

A visitação será gratuita até o dia 28/02, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico "Paulo Setúbal", situado na Praça Manoel Guedes, nº 98. Mais informações e agendamentos pelo telefone (15) 3251-4969.

DE ACORDO COM O CAGED, TATUÍ FECHA OS CINCO PRIMEIROS MESES DE 2024 COM SALDO POSITIVO EM NOVOS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA

De janeiro a maio, 1.157 novos empregos foram registrados no município, representando um crescimento de 5,75% em relação ao mesmo período de 2023.

AÇÕES INCLUSIVAS E PONTOS DE APOIO PARA CARAVANAS SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES DA 10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A feira mais saborosa do interior paulista começa nesta sexta-feira (5/7), com mais de 250 tipos de doces e muita música.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.