DIMINUI O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ NESTE ANO

Em dois anos, de 2016 até novembro de 2018, o número de notificações de Dengue no município de Tatuí diminuiu de 127 casos confirmados para 3 confirmados. Esses dados foram divulgados nesta terça-feira (20/11) pelo Setor de Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí.

Em 2016 foram registrados 546 casos notificados como suspeita de Dengue, sendo 127 confirmados (96 autóctones – contraídos no município – e 31 importados), 6 inconclusivos e 409 descartados.

No ano seguinte, 2017, o número de casos notificados como suspeita da doença caiu para 134, sendo somente 6 confirmados (3 autóctones – contraídos no município – e 3 importados), 2 inconclusivos e 126 descartados.

Os dados registrados de janeiro a novembro deste ano foram: 54 casos notificados como suspeita de Dengue, sendo apenas 3 confirmados (nenhum autóctone – contraído no município – e 3 importados nos meses de fevereiro, maio e outubro) e 51 descartados.

O relatório também revela as notificações de Chikungunya deste ano: 9 notificações de suspeita, sendo 3 confirmações (2 casos positivos autóctones – contraídos no município em janeiro e março – e 1 caso importado no mês de agosto) e 5 descartados. Para Febre Amarela, foram 8 casos notificados como suspeito, mas todos descartados.

A coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Rosana Alves dos Santos Lopes, acredita que esse resultado é fruto de um trabalho intenso e de uma melhor conscientização da população. "Não deixamos só para os meses de calor e chuvas intensas para combater o mosquito Aedes Aegypti. Todos os meses identificamos os índices de Infestação no município e direcionamos as ações de controle por meio da Avaliação de Densidade Larvária (ADL)", salienta Rosana. Segundo ela, as visitas domiciliares e as orientações nas escolas também seguem constantemente.