Na terceira semana de outubro, entre os dias 15 e 19, o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae Aqui Tatuí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tatuí, a Associação Comercial e Empresarial de Tatuí (ACE), a Fundação Educacional Manoel Guedes (FEMAGUE), o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí e o SEBRAE-SP, realizará a Semana do Empreendedor.
A semana será voltada para empresários (Microempreendedor Individual – MEI, Micro Empresa – ME e Empresa de Pequeno Porte – EPP) e potenciais empresários e terá palestras transmitidas ao vivo pelo Youtube, por meio de um canal fechado.
Todas as palestras serão gratuitas e transmitidas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí, situada na Rua XV de Novembro, nº 491 (1º andar), Centro. As vagas são limitadas e as inscrição devem ser feitas pelo telefone (15) 3305-4832.
Programação da Semana Empreendedora – A programação começará na segunda-feira (15/10), das 9h30 às 11h, com a palestra "O futuro dos negócios e os negócios do futuro", com o palestrante Luiz Candreva, um dos principais futuristas brasileiros, eleito um dos 100 jovens mais inovadores da América Latina e top 10 pelo Startup Awards 2017. Ela abordará os negócios inovadores e disruptivos; explorará as facetas da inovação no passado e atualmente, construindo um paralelo claro entre o ontem e o hoje; indicará os riscos e, especialmente, oportunidades para o futuro dos negócios e para os negócios do futuro.
No mesmo dia, das 15h30 às 17h, terá a palestra "Inovação e tecnologia no segmento de beleza", com Elderci Garcia, consultora especialista nas áreas de gestão, inovação, marketing e tecnologias para o segmento de beleza. Será abordado como a inovação e a tecnologia estão transformando os negócios de beleza e quais são as novas tendências e ferramentas que já podem ser implementadas nos salões de beleza para melhorar a competitividade e a rentabilidade.
Na terça-feira (16/10), das 9h30 às 11h, será transmitida a palestra "Empreendendo bem, da teoria ao negócio!". O foco será o cenário do empreendedorismo feminino, onde a maioria dos negócios começam por necessidade. Haverá apresentação de alguns números da pesquisa "Quem são elas", realizada pela Rede Mulher Empreendedora, para mostrar a dimensão da força feminina e a jornada do negócio. A palestra será com Marcela Quiroga, empreendedora, palestrante e diretora da Rede Mulher Empreendedora.
Depois, das 15h30 às 17h, terá a palestra "Tendências em alimentação e a participação feminina no mercado", com Marco Amatti, CEO da MAPA Assessoria – Negócios em alimentação fora do lar, professional membro FCSI, com mais de 30 anos de experiência no setor. Ela trará uma apresentação de tendências ligadas à alimentação fora do lar seguida por três cases de mulheres empreendedoras do centro de São Paulo.
Na quarta-feira (17/09), das 9h30 às 11h, o tema será "Como manter uma relação saudável com o dinheiro", com Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro, autor de best-sellers e presidente da DSOP Educação Financeira. A palestra irá sensibilizar os empreendedores a conhecer a nova forma de empreender a empresa negócio e a empresa família para a realização de lucro e sonhos em primeiro lugar.
Das 15h30 às 17h do mesmo dia será transmitida a palestra "Inovação e tendências do turismo inteligente", com Luiz Barreto, que já foi ministro do Turismo e presidente do Sebrae, é especialista em Turismo, Empreendedorismo e Inovação, colunista da BandNews FM e Band AM e autor do livro 150 Minutos que transformam seus negócios. A palestra mostrará como agregar tecnologia e relacionamento para criar destinos turísticos inteligentes, focados na experiência e na conectividade, potencializando os negócios e a economia local, e as tendências mundiais do setor, além dos caminhos para a integração das cadeias produtivas: meios de hospedagem, gastronomia, alimentação, artesanato, moda e outras.
Já na quinta-feira (18/10), das 9h30 às 11h, será a palestra "Acelere suas vendas e maximize seus resultados", focada em oferecer aos empreendedores um conjunto de técnicas para melhorar o desempenho em vendas, alertar sobre a necessidade de ter resultados positivos nos negócios, e mostrar que mais importante que vender é ter uma relação de ganha-ganha. Ela será ministrada por Marcelo Dória, CEO das lojas Depósito da Lingerie, especialista e professor de Varejo Popular e mestre em Gestão para Competitividade (FGV).
Mais tarde, das 15h30 às 17h, o assunto será "Vendas para o novo cliente do varejo e vestuário", com Rafael Somera, pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, escritor e empresário e co-fundador da rede Solutudo de franquias. Ele abordará o perfil do consumidor atual, o que ele espera e como se comporta, técnicas de vendas exclusivas para o cliente do varejo e vestuário e cases de sucesso.
Para encerar a Semana do Empreendedor, na sexta-feira (19/10), das 9h30 às 11h, será transmitida a palestra "Impulsione as vendas com marketing digital", com Roberto Calderon, fundador do ecommerceCAMP, presidente do comitê de e-commerce, especialista em Estruturação de Negócios Digitais, e que atua no mercado há 19 anos. A palestra tratará da geração de audiência à geração de negócios: saiba como o marketing digital pode alavancar os resultados de sua empresa; a internet possibilita inúmeras opções de ferramentas que podem ser usadas para expandir a estratégia de uma empresa e alavancar as vendas: conheça essas estratégias e saiba como aplicá-las.
E a última palestra será "Como a digitalização impulsiona os pequenos negócios", das 15h30 às 17h, ministrada por Renato Meirelles, CEO do Instituto de Pesquisa Locomotiva, comunicólogo, escritor e professor, considerado um dos maiores especialistas em Consumo e Opinião Pública do País. Abordará como o universo digital impacta os pequenos negócios no Brasil e como outros setores da sociedade, o empreendedorismo foi profundamente transformado pelos avanços tecnológicos e pelo universo digital. Mostrará, também, uma pesquisa do Instituto Locomotiva e Facebook que revela que a digitalização aumenta o faturamento médio mensal dos micro e pequenos empreendedores.