3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. CORDÃO DOS BICHOS MIRIM PASSA POR RESTAURAÇÃO E GANHA NOVOS BICHOS

CORDÃO DOS BICHOS MIRIM PASSA POR RESTAURAÇÃO E GANHA NOVOS BICHOS

Projeto pedagógico do Cordão dos Bichos Mirim foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o Cordão dos Bichos.

O Cordão dos Bichos Mirim, formado por alunos de 3 a 5 anos de idade, da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, situada no bairro Valinhos e pertencente a Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, passou por uma restauração neste ano, com a confecção de bichos novos, como: lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e Hipopótamo, além de trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida, somando 22 integrantes.

O trabalho de restauração e confecção dos novos bichos foi feito pelas monitoras Beatriz Rodrigues e Débora Maria Campos e pela mãe de aluno Luciana Rufino Carvalho, com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e com a coordenação da diretora da unidade escolar, professora Rita de Cássia Braz da Silva.

A diretora explica que, além das apresentações em eventos como o Desfile Cívico de Aniversário da Cidade e o Carnaval, e em escolas durante o período do Folclore, a cultura e a tradição tatuiana do Cordão dos Bichos é trabalhada rotineiramente com as crianças, desde o berçário até a pré-escola, por meio de conhecimentos e vivencias.

História – O projeto pedagógico do Cordão dos Bichos Mirim foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o Cordão dos Bichos, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, Ana Paula Andrade. Hoje, a continuidade está com a diretora atual, Rita de Cássia Braz da Silva, e equipe.

Para a confecção dos bichos são utilizados materiais reutilizáveis, como caixas de papelão, contribuindo assim com a preservação do Meio Ambiente. “Este trabalho explora a criatividade e a imaginação das crianças, propicia momentos de interação com as famílias e a comunidade, favorece a pesquisa e o conhecimento do folclore tatuiano. Essa é a marca do compromisso da Educação Infantil de manter viva a cultura tatuiana entre as crianças, ensinando-as a importância de conhecer e participar da história local”, ressalta a supervisora da Educação Infantil, Angela Roarelli.

Desde o grande sucesso da primeira apresentação – em 03 de novembro de 2011, na Praça do Carroção – o Cordão dos Bichos Mirim não parou mais. Os pequenos artistas participaram em vários eventos, como o Congresso de Educação de Tatuí, o desfile de Carnaval e o grande encontro do Cordão Mirim com o Cordão dos Bichos de Tatuí, onde foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra Moacir Peixoto, entre outros eventos.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.