Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. CORDÃO DOS BICHOS MIRIM PASSA POR RESTAURAÇÃO E GANHA NOVOS BICHOS

CORDÃO DOS BICHOS MIRIM PASSA POR RESTAURAÇÃO E GANHA NOVOS BICHOS

Publicado em:

Projeto pedagógico do Cordão dos Bichos Mirim foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o Cordão dos Bichos.

O Cordão dos Bichos Mirim, formado por alunos de 3 a 5 anos de idade, da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, situada no bairro Valinhos e pertencente a Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí, passou por uma restauração neste ano, com a confecção de bichos novos, como: lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e Hipopótamo, além de trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida, somando 22 integrantes.

O trabalho de restauração e confecção dos novos bichos foi feito pelas monitoras Beatriz Rodrigues e Débora Maria Campos e pela mãe de aluno Luciana Rufino Carvalho, com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e com a coordenação da diretora da unidade escolar, professora Rita de Cássia Braz da Silva.

A diretora explica que, além das apresentações em eventos como o Desfile Cívico de Aniversário da Cidade e o Carnaval, e em escolas durante o período do Folclore, a cultura e a tradição tatuiana do Cordão dos Bichos é trabalhada rotineiramente com as crianças, desde o berçário até a pré-escola, por meio de conhecimentos e vivencias.

História – O projeto pedagógico do Cordão dos Bichos Mirim foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o Cordão dos Bichos, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, Ana Paula Andrade. Hoje, a continuidade está com a diretora atual, Rita de Cássia Braz da Silva, e equipe.

Para a confecção dos bichos são utilizados materiais reutilizáveis, como caixas de papelão, contribuindo assim com a preservação do Meio Ambiente. “Este trabalho explora a criatividade e a imaginação das crianças, propicia momentos de interação com as famílias e a comunidade, favorece a pesquisa e o conhecimento do folclore tatuiano. Essa é a marca do compromisso da Educação Infantil de manter viva a cultura tatuiana entre as crianças, ensinando-as a importância de conhecer e participar da história local”, ressalta a supervisora da Educação Infantil, Angela Roarelli.

Desde o grande sucesso da primeira apresentação – em 03 de novembro de 2011, na Praça do Carroção – o Cordão dos Bichos Mirim não parou mais. Os pequenos artistas participaram em vários eventos, como o Congresso de Educação de Tatuí, o desfile de Carnaval e o grande encontro do Cordão Mirim com o Cordão dos Bichos de Tatuí, onde foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra Moacir Peixoto, entre outros eventos.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.