3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MONUMENTO EM HOMENAGEM A JOÃO DEL FIOL É REINSTALADO E O PRÓXIMO A SER RESTAURADO…

MONUMENTO EM HOMENAGEM A JOÃO DEL FIOL É REINSTALADO E O PRÓXIMO A SER RESTAURADO SERÁ O DE NACIF FARAH

Três monumentos já foram restaurados são eles: O Maestro, Bimbo Azevedo e João Baptista Del Fiol.

Na terça-feira (05/06), o monumento em homenagem a João Baptista Del Fiol, situado na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto, foi reinstalado após passar pelo processo de restauração realizado pelo artista plástico Claudio Camargo, responsável pelo projeto inicial.

O quarto monumento do município de Tatuí que irá passar pelo processo de restauração será o do professor e músico Nacif Farah, situado na Praça Paulo Setúbal, em frente à Escola Barão de Suruí. Em Tatuí, há vários locais em homenagem a Nacif que levam o seu nome: na Vila Juca Menezes há uma praça; no bairro Nova Tatuí, uma via pública; e na Avenida Cônego João Clímaco, há um chafariz.

Nacif Farah – Nascido em Capivari, no dia 22 de agosto de 1902, filho de José Ignácio Farah e Eduarda Lhamas Farah, foi casado com a professora Francisca Vieira de Camargo Farah, nascida em Tatuí, com a qual teve dois filhos: a professora Alzira Camargo Farah Loretti e o pianista Mário Edison Camargo. Nacif faleceu na cidade de Tatuí em 15 de outubro de 1955, data em que se comemora o “Dia do Professor”.

Era formado no curso de Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto. Lecionou música nas cidades de Franca, Casa Branca e Mogi Mirim e sua formação musical deve-se ao Cônego Oscar Sampaio Peixoto, que procurou familiariza-lo com os segredos da Harmonia e o Contraponto.

Em 1931, Nacif veio a Tatuí, sendo o primeiro professor de Música do Ginásio do Estado, que é hoje a E. E. “Barão de Suruí”, a qual também, lecionou a disciplina de Química por muitos anos consecutivos. Organizou e regeu um Orfeão de muitas vozes, que conquistou prêmios pelo Estado de São Paulo. Foi um professor completo, pois além de aulas de suas disciplinas, orientava seus alunos nos mais amplos aspectos da educação integral.

é o autor da obra sacra “Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz”, a três vozes mistas (soprano, contralto e baixo) com acompanhamento de órgão ou Harmônio, que foi premiada pelo Governo da Espanha e até hoje é executada durante as Cerimônias da “Semana Santa” em igrejas da França, Portugal, Espanha e Brasil. O revisor desta obra ficou extasiado diante dos profundos conhecimentos contrapontísticos demonstrados no trabalho do então jovem compositor, de 23 anos de idade.

Com 16 anos de idade, Nacif compôs duas fantasias “éster” e “Noêmia”, prenúncio de um compositor sinfonista, e foi o criador do Coral “Santa Cecília”, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, sendo seu Organista e Regente.

Toda a obra composta por Nacif Farah apresenta uma variedade rítmica, melódica, riqueza harmônica e trato contrapontístico. Nas suas composições musicais utilizou-se de poesias de Castro Alves, Fagundes Varela, José Lannes e Paulo Sílvio Azevedo.

Restauração dos monumentos dos músicos de Tatuí – é um projeto realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e Obras e Infraestrutura, que teve início em outubro de 2017.

Já foram entregues restaurados os monumentos O Maestro, situado na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, Bimbo Azevedo, situado na Praça da Matriz em frente à casa em que viveu o músico, e João Baptista Del Fiol, situado na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto.

Essa ação conta com o apoio financeiro da Família Setúbal e com a singularidade relevante do artista plástico e escultor, Cláudio Camargo.

Com mais esse ato, a Prefeitura de Tatuí acentua o intuito de salvaguardar e valorizar esse bem vocacional da cultura tatuiana, que é a Música, tão importante para a cultura e o turismo da cidade.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.