3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. DIA MUNDIAL DA ÁFRICA SERÁ COMEMORADO NO MUSEU PAULO SETÚBAL

DIA MUNDIAL DA ÁFRICA SERÁ COMEMORADO NO MUSEU PAULO SETÚBAL

Evento será realizado em parceria com o Núcleo Afro Feminino (NAF).

O Museu Histórico "Paulo Setúbal", equipamento de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí em parceria com o Núcleo Afro Feminino (NAF) realizará na sexta-feira (25/05), às 19h, uma ação em comemoração ao Dia Mundial da áfrica, com o tema "Berço da Humanidade e da Civilização".

O evento irá realizar um Desfile Afro, uma palestra, com o pesquisador de História Africana, professor Renan e uma Roda de Conversa, com o intuito de valorizar e resgatar a história dos povos africanos e afro-brasileiros.

Dia da áfrica ou Dia de Libertação da áfrica – é comemorado em 25 de maio, a data refere-se ao dia em que 32 chefes de estados africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, em 1963, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do apartheid.

Os líderes presentes, com o objetivo de tirar a áfrica das mãos do domínio Europeu, assinaram uma carta de fundação e criaram a OUA (Organização de Unidade Africana). A divisão da áfrica entre os europeus foi definida pela Conferência de Berlim, entre os anos de 1884 e 1885, e dava aos europeus o direito às riquezas humanas e naturais do continente.

A Organização das Nações Unidas (ONU), ao ver a importância desse encontro, instituiu em 1972, o Dia da áfrica. O dia, também, representa um profundo significado da memória coletiva dos povos do continente e a demonstração de objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.

O Dia da áfrica é celebrado em diversos países ao redor do mundo. No Brasil esse dia serve para promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história brasileira e é mais uma oportunidade para organizar festividades culturais sobre questões importantes para o povo negro.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.