SUCEN REALIZA PALESTRA SOBRE CONTROLE DE ARBOVIROSES PARA AGENTES DE SAÚDE

Os Agentes Comunitários de Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, participaram nesta terça-feira (17/04), das 9h às 12h, no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, de uma palestra sobre o trabalho em campo no controle das arboviroses.

Ministrada pelo engenheiro agrônomo Silvio Carvalho, da Regional Sorocaba da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN), a palestra abordou as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, que são: Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela – esta última podendo ser prevenida por meio de vacina -, bem como o ciclo evolutivo do mosquito.

O agrônomo respondeu a perguntas e esclareceu as dúvidas dos agentes, além de mostrar o modo correto de fazer a visita casa a casa, explicando o que fazer, a importância de educar os moradores e as formas de eliminar os criadouros do mosquito, evitando a proliferação do mesmo. Ao final, abordou a questão do uso de repelentes, os diferentes tipos e os cuidados no uso.

Participaram da palestra 43 Agentes Comunitários de Saúde, além da coordenadora de Atenção Básica, Marília dos Santos Bernardo, da coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Rosana Alves dos Santos Lopes, e do Visitador Sanitário do Setor de Combate à Dengue, Marcelo Rodrigo de Oliveira. "Essa palestra proporcionou uma reciclagem de conhecimentos para os Agentes Comunitários de Saúde, que já realizam as visitas, orientando quanto aos cuidados e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti nas áreas em que atuam", afirmou o Visitador Sanitário, Marcelo de Oliveira.