Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONTROLE DE CARAMUJOS AFRICANOS NO BAIRRO CONGONHAL

PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CONTROLE DE CARAMUJOS AFRICANOS NO BAIRRO CONGONHAL

Publicado em:

Caramujos africanos podem ser prejudiciais para a agricultura e provocar doenças graves.

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí realizou, nos dias 05 e 06 de abril, ações de controle de caramujos africanos – Achatina fulica – no Bairro Congonhal, após serem comunicados por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de um surto desse molusco no local.

De acordo com o visitador sanitário do Centro de Controle de Zoonoses, Samuel Gimenez, foi feita a dedetização na UBS e, também, passada as devidas orientações aos moradores de como agir com os caramujos africanos. "O ideal é coletá-los logo pela manhã ou em dias nublados e chuvosos, pois é quando eles saem de seus abrigos em maior número. A coleta deve sempre ser feita com luvas. Depois, é preciso colocá-los em sacolas plásticas com cal dentro e quebrar suas conchas, para que a água da chuva não fique dentro delas. Então, deve-se enterrar a sacola em um buraco fundo na terra, ou então, colocá-la junto com o lixo normal", explica Samuel.

Ele ressalta que os caramujos aparecem por causa da umidade e, por serem animais assexuados, se reproduzem rapidamente, sendo capaz de colocar cerca de 600 ovos por ano. Eles se alimentam de flores, folhas, frutas, hortaliças e até papelão, o que também facilita a sua proliferação.

Além de se alastrarem facilmente, os caramujos africanos podem ser prejudiciais para a agricultura e provocar doenças graves nos seres humanos, por meio de seu muco contaminado com os vermes Angiostrongylus costaricensis e Angiostrongylus cantonensis. O primeiro é responsável pela angiostrongilíase abdominal, que provoca fortes dores no abdome, febre, perda do apetite, vômitos, e outros sintomas, podendo até levar à morte. O outro verme causa a meningite eosinofílica, que quando instalada no sistema nervoso central, inflama as meninges – membrana que envolve o cérebro e a espinha –, e, também, pode levar à morte.

Portanto, o visitador sanitário do Centro de Controle de Zoonoses orienta os moradores que acharem os caramujos em suas residências para que – além de seguirem as orientações acima citadas – também mantenham os quintais, jardins e terrenos o mais limpo possível, sem folhas caídas no chão, com a grama aparada e sem entulhos.

Compartilhe:

Outras

Notícias

SÃO ROQUE SUPERMERCADOS REALIZA CARREATA NATALINA NO FERIADO DE 8 DE DEZEMBRO

A concentração será a partir das 19h, no São Roque Central, com destino ao São Roque do Pátio Vivaz, onde haverá a chegada do Papai Noel.

450 CASAS DA SEGUNDA FASE DO RESIDENCIAL NOVA TATUÍ CAGUASSU SERÃO ENTREGUES DIA 13 DE DEZEMBRO PELA PACAEMBU CONSTRUTORA

As unidades habitacionais foram destinadas para pessoas com renda familiar a partir de R$ 1.900,00 e financiadas pela Caixa Econômica Federal.

“QUINTAL DO DITINHO ROLIM” ACONTECE AO REDOR DO MONUMENTO DOS SERESTEIROS, NA PRAÇA DO MUSEU

A atividade contará com a participação do Grupo “Seresteiros com Ternura” e será um ato aos 20 anos de falecimento do músico e cantor Benedito Sebastião Rolim, o Ditinho Rolim.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo