No dia 31 de março, sábado, a partir das 9h30, o CONDEPHAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí, em ação colaborativa com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, realizará no Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, uma Roda de Conversa com o tema: "Patrimônio Cultural, Cidadania e Educação Patrimonial".
A coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Sônia Regina Rampim Florêncio, será a mediadora da Roda de Conversa, que abordará as competências do poder público em criar condições para o entendimento das políticas públicas, mais especificamente, das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural. A presidente do CONDEPHAT, Maíra Barros, explica que as estratégias educativas são fundamentais para atingir este objetivo e propiciar a interação social entre o poder público e os diversos atores sociais envolvidos e preocupados com a preservação da memória coletiva.
O objetivo do encontro é contribuir para o debate e apresentar as diretrizes de Educação Patrimonial do IPHAN, bem como algumas estratégias para o trabalho nesse campo. "é direito do cidadão a garantia do acesso à identificação dos valores e significados do patrimônio do território onde vive. O exercício da cidadania, nesse sentido, pressupõe não só o acesso aos bens culturais como também a participação na seleção e no modo de se apropriar desse patrimônio", completou Maíra.
O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.
Sônia Regina Rampim Florêncio – Formada em Ciências Sociais pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), Sônia tem Especialização em Sociologia Rural pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (1993), Especialização em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública (2013) e Mestrado em Educação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2003).
é técnica em Educação desde 2006 e coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 2011. Antes do trabalho no IPHAN, atuou como professora de Educação Básica e Superior em Tatuí e Araraquara. é, também, membro do ICOMOS Brasil – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.