3. Educação
  5. AULA INAUGURAL DO PROGRAMA “FUTURO CIENTISTA” REÚNE 80 ALUNOS

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA “FUTURO CIENTISTA” REÚNE 80 ALUNOS

Programa tem a supervisão de professores da UfsCar.

Na sexta-feira (23/02), no auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal Ayrton Senna da Silva (Nebam), aconteceu a aula inaugural do Programa Futuro Cientista, fruto de um convênio assinado em maio de 2017 pela Prefeitura de Tatuí e pela Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), campus Sorocaba.

Participam desse Programa um total de 80 alunos da Rede Municipal de Ensino de Tatuí, sendo 20 alunos de cada uma destas escolas: Núcleo de Educação Básica Municipal Ayrton Senna da Silva (Nebam), EMEF Profº. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol, EMEF Prof. Alan Alves de Araújo e EMEF Profº. Maria Helena Machado. Além destas escolas há uma parceria, também, com a ETEC de Tatuí "Sales Gomes". As atividades com estes alunos nas respectivas escolas terão início nesta segunda-feira (26/02), sob a coordenação do professor doutor em Física pela UfsCar, Fábio de Lima Leite, e do supervisor educacional da UfsCar Sorocaba, Nathan Penha.

Em 2017 a EMEF "Profº. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol" foi premiada durante o Encontro Regional do Programa "Futuro Cientista" por ser desta escola o Clube de Ciências com o melhor projeto de pesquisa na área de Ciências Biológicas. Cerca de 200 Clubes de Ciências de sete cidades da região estiveram presentes. O projeto premiado de Tatuí usou materiais recicláveis e um celular antigo para desenvolver uma caixa de remédios inteligente, que pode ser usada para ajudar idosos e pessoas surdas, ou com deficiência visual, a tomarem seus remédios na hora certa.

Programa Futuro Cientista – Criado em 2010 pela Universidade Federal de São Carlos, UfsCar, o Programa tem como missão principal "adotar" jovens talentos de escolas públicas, proporcionando acompanhamento e uma oportunidade única de ingressar na Universidade e tornar-se um cientista ou empreendedor.

Este é o primeiro programa da América Latina destinado unicamente à formação de futuros cientistas, fornecendo todos os subsídios necessários para o aluno ingressar em uma Universidade Pública e iniciar sua carreira acadêmica.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.