Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. CEU DAS ARTES SEDIARÁ PALESTRA SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL

CEU DAS ARTES SEDIARÁ PALESTRA SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL

Publicado em:

Fernanda Craveiro Cunha é arquiteta e tem especializações na área de restauro de patrimônios.

O CONDEPHAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí, em ação colaborativa com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, realizarão no dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, a palestra "Patrimônio Cultural: Identidade, Memória e Técnica", ministrada pela arquiteta restauradora Fernanda Craveiro Cunha.

O evento abordará aspectos imprescindíveis para a compreensão do conceito de patrimônio como valor cultural, desde as iniciais discussões no século XVIII, até as mais atuais concepções. Trará ainda, a importância do conhecimento técnico na preservação e salvaguarda do patrimônio através da apresentação de estudos de caso e dos princípios preservacionistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

A presidente do CONDEPHAT, Maíra Barros, explica que é fundamental que os membros do Conselho, bem como a comunidade local, aprofundem seus conhecimentos sobre o que representa o Patrimônio Cultural. "Para tanto promoveremos ao longo do ano palestras e bate papos com especialistas que atuam no segmento cultural, com o objetivo de que Conselho e população tenham verdadeira ciência da importância de preservar e proteger os bens materiais e imateriais pertencentes a nossa cultura", ressalta.

O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.

Fernanda Craveiro Cunha – Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP), em 2006, é especialista em Conservação Preventiva pelo Instituto del Patrimonio Histórico Español de Madrid (atual IPCE), pós-graduada em Gestão de Obras de Restauro pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI/UFPE), e Mestre em Planejamento e Tecnologia com ênfase em Tecnologia de Construção de Edifícios pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Atua na área de preservação do patrimônio edificado desde 2004, tendo participado da empresa MRizzo Restauração, do Plano Diretor de Madrid pela empresa Mecsa (Espanha), da empresa Croma Restauro, do escritório Piratininga Arquitetos e da empresa Estúdio Sarasá.

Integrou a equipe do escritório MLD Arquitetura e Restauro por quase 10 anos, no qual atuou inicialmente como arquiteta e, posteriormente, como sócia e coordenadora da área de Levantamentos, Diagnósticos e Tratamentos.

é professora convidada do curso Gestão de Obras de Restauro pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) e autora do livro Pedra Fingida: protagonista invisível do centro de São Paulo, publicado em 2017 pela Refúgios Urbanos e GAPS Editora.

Atualmente é diretora e sócia fundadora do escritório Estúdio BIC, voltado à realização de estudos técnicos do patrimônio arquitetônico e membro do ICOMOS Brasil – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

MATHEUS FRANZ QUINTETO APRESENTA O CONCERTO “NOVAS NOTAS” NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

A apresentação será inspirada na música instrumental brasileira e se destaca por abordar ritmos regionais do Brasil, como Coco, Maracatu, Xaxado, Jongo, Chamamé, Ijexá, Samba, entre outros.

TIME TATUIANO VENCE MAIS UMA VEZ E SEGUE COM 100% DE APROVEITAMENTO NA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE

O próximo jogo do Grupo BT/Clube de Campo/ Tatuí neste campeonato será nesta sexta-feira (26/4), às 20h, no Clube de Campo de Tatuí, contra o F.R. Avaré.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo