3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL INCENTIVA PEQUENOS PRODUTORES TATUIANOS

PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL INCENTIVA PEQUENOS PRODUTORES TATUIANOS

Divulgação da Feira do Produtor Rural aconteceu na Praça da Matriz e Avenida das Mangueiras.

Na terça-feira (17/10), a prefeita Maria José Vieira de Camargo e os secretários Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo) e Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente) estiveram presentes na divulgação da Feira do Produtor Rural, que aconteceu na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo.

O programa Feira do Produtor Rural é uma iniciativa do Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com o apoio da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Aqricultura e Meio Ambiente.

O curso destinado aos produtores rurais de Tatuí teve início no mês de março, com duração de 272 horas, e esta semana os alunos participaram de uma aula prática, bem como fizeram a divulgação da Feira do Produtor Rural na Praça da Matriz (16/10) e na Avenida Cônego João Clímaco de Camargo (17/10).

“O objetivo é incentivar pequenos produtores a comercializarem os produtos diretamente com o consumidor e fazer com que tenham uma Feira do Produtor Rural diferenciada, com a proposta de sustentabilidade, agregando valor aos produtos comercializados”, destaca o diretor do Sindicato Rural e Patronal de Tautí, Milton Albuquerque.

A instrutura técnica do SENAR-SP, Maria Aparecida Franzini de Almeida Rodrigues, foi quem ministrou o curso para os produtores rurais de Tatuí. O programa incluiu orientações sobre formação e organização de equipe, normas e procedimentos adequados para a feira, construção de estandes de bambu, planejamento de produção, preparação adequada dos produtos a serem levados à feira, comercialização, técnicas de vendas e exposição de produtos, encantamento do cliente, controles e gestão de negócio.

Para o produtor rural Alfredo Antunes Xavier Neto o curso está sendo um incentivo para os produtores rurais. “é uma oportunidade e tanto de estreitarmos o relacionamento com o consumidor, oferencendo produtos não convencionais, cultivados com técnicas de produtos orgânicos, porém sem o certificado, ainda, de orgânico”, comemora Alfredo.

O engenheiro agrônomo do Departamento de Fomento à Agricultura, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Cesar Lopes, acompanhou o processo, dando suporte aos produtores quanto a análise e preparação do solo, controle de pragas, adubação etc. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, explicou que a Prefeitura de Tatuí concedeu orientação, também, quanto a vigilância sanitária e a fiscalização da Feira. “Além do acompanhamento estamos cedendo a autorização dos espaços públicos e o apoio durante o evento”, explica Célio.

Feira do Produtor Rural – O lançamento da Feira do Produtor Rural de Tatuí acontecerá no dia 8 de novembro, das 17h às 21h, na Praça do Jardim Wanderley, situada na Rua Celso Patrício, altura do nº 300. A Feira deverá ocorrer todas as quartas-feiras, no mesmo horário e local.

No total serão 12 estandes confeccionados em bambu e totalmente padronizados, que irão comercializar hortaliças, frutas, vegetais, mudas, flores e artesanatos com produtos oriundos da atividade rural desses produtores tatuianos.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.