CONCERTOS GRATUITOS ACONTECEM COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DOS 191 ANOS DE TATUÍ

O Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, sediará entre os dias 15 e 18 de agosto, cinco concertos com entrada gratuita para a população. Serão quatro apresentações da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e uma apresentação da Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo.

As atividades integram a programação do 5º Seminário de Regência, promovido pelo Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado. Os concertos trarão repertório variado e uma parte de cada programa será regida pelos próprios participantes do Seminário, selecionados previamente por profissionais do Conservatório.

A primeira apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí será no dia 15, terça-feira, às 20h. O maestro Dario Sotelo conduzirá os músicos na abertura do evento, com a execução da peça “Music of the Spheres”, de Philip Sparke. Em seguida, serão apresentadas as músicas “Violina para violino solo e sopro”, de Frigyes Hidas, com solo do violinista Rafael Pires; “Suíte Estados d’Alma”, de Edmundo Villani-Côrtes; e “Korn Simphony”, de Peter Meechan.

No dia 16, quarta-feira, às 20h, o maestro convidado para o 5º Seminário de Regência é Mathew George, da Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos. Ele vai reger a Banda Sinfônica de Tatuí nos três movimentos de “Second Symphony”, de Luis Serrano Alarcón. Depois, serão apresentadas as peças “Años de Soledad”, de Astor Piazzolla/Dell’oca Sala, com solo de Giancarlo Santos de Medeiros no sax barítono; “De mi Tierra… para Piano Solo e Banda”, de Floro Ugarte/Dell’oca Sala, com solo da pianista Cristiane Blóes; e “Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla/Dell’oca Sala.

Na quinta-feira, dia 17, a partir das 18h30, será a vez da Banda Sinfônica da Escola de Música de São Paulo. O maestro Dario Sotelo regerá a “Abertura Festiva”, de Tiago Vidal. O programa continuará com “Quatro Faces do Choro”, de Hudson Nogueira; “Folksong Festival”, de Ryan Nowlin; e “Chansons Bachiques”, de Rob Goorhuis. O maestro convidado Mathew George conduzirá a Banda em “Mayito – Bambuco”, de Victoriano Valencia Rincón. No mesmo dia, às 20h, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí trará em seu repertório “Occident and Orient”, de Camille Saint-Saëns; “Ritmos das Américas para Quarteto de Saxofones e Banda”, de Bob Mintzer, com a participação do Quarteto Sax Brasil: Rafael Migliani (sax soprano), Maikel Morelli (sax alto), Jonathas Cordeiro (sax tenor) e Giancarlo Medeiros (sax barítono); “Pagan Dances”, de James Barnes; e “200 Tercera Suite”, de Victoriano Valencia Rincón.

Para encerrar o 5º Seminário de Regência, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco no dia 18, sexta-feira, às 20h. No repertório, as peças “Anjos na Arquitetura”, de Frank Ticheli, com a mezzo-soprano Cristine Bello Guse; “Choro para Saxofone Tenor e Banda”, de Cláudio Santoro, com o solista Erik Heimann Pais no sax alto; “Egmont – Symphonic Poem”, de Bert Appermont; e “Conga del Fuego Nuevo”, de Arturo Márquez.

Os ingressos para todos os concertos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira.