Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  4. »
  5. REGIÃO METROPOLITANA DISCUTE EM TATUÍ RESÍDUOS SÓLIDOS E MATRIZ ENERGÉTICA

REGIÃO METROPOLITANA DISCUTE EM TATUÍ RESÍDUOS SÓLIDOS E MATRIZ ENERGÉTICA

Publicado em:

Décima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba aconteceu em Tatuí.

Tatuí recebeu na segunda-feira (31/07), a 10º reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento aconteceu no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Com a presença dos prefeitos de Tatuí, Sorocaba, Itu, Piedade, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Sarapuí, Tietê, Pilar do Sul, Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo, além de representantes das cidades de Itapeva, Votorantim, Mairinque, Salto e São Roque e do Governo do Estado de São Paulo, destacando-se as Secretarias de Desenvolvimento Social, Fazenda, Habitação, Casa Civil, Saúde e Transportes;

A recepção ficou por conta da apresentação do maestro e pianista paraguaio Oscar Aldama, reconhecido internacionalmente como um dos principais instrumentistas sulamericanos da nova geração. Tatuí foi representada na reunião pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, juiz Marcelo Salmaso Nalesso, secretários municipais Juliana Rossetto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública), Marco Luis Rezende (Obras e Infraestrutura), Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente), Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos), Walter dos Santos Júnior (Fazenda e Finanças), Marisa Mendes Fiuza Kodaira (Educação), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Gétero Augusto de Campos (Trabalho e Desenvolvimento Social) e José Roberto Xavier da Silva (Segurança Pública e Mobilidade Urbana).

A reunião, convocada para debater o tema “Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos”, contou com a apresentação do ex-prefeito de Osasco e atualmente assessor técnico da Emplasa (Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano), Humberto Parro, representando Edmur Mesquita, subsecretário de Assuntos Metropolitanos e de Antônio Celso de Abreu Júnior, subsecretário de Energias Renováveis, da Secretaria de Estado da Energia e Mineração. Parro pontuou a disposição do Governo do Estado de São Paulo em investir na exploração das bacias de gases do litoral paulista para a obtenção de autonomia energética com a perspectiva de nova utilização após a exaustão das reservas em alguns anos, apresentando um planejamento prévio para a interligação do gasoduto paulista à 66 produtores canavieiros do Estado, que poderiam produzir biocombustível a partir do processamento dos resíduos do seu processo industrial. “Nossa rede de gasodutos é pequena e o governo do Estado de São Paulo deve ampliá-la. Temos 19 mil quilômetros de gasodutos no Brasil todo, o que é pouco, frente aos 50 mil quilômetros da Argentina”. Esse projeto poderia garantir a produção de até 30% da demanda paulista por biocombustível, gerando uma alternativa para a substituição gradativa do diesel.

O subsecretário ainda pontuou os pontos para a política energética a ser desenvolvida de forma conjunta na região. “Sozinho um município pequeno não gera a demanda necessária para a implantação de uma tecnologia mais avançada; é preciso formar consórcios que podem dar uma solução coletiva ao resíduo, transformar o que é problema em dinheiro, mas para isso a região precisa seguir os eixos de, primeiro; não gerar, se gerar, reduzir, depois reutilizar, reciclar e só por fim tratar, considerando as possibilidades tecnológicas do tratamento mecânico, o bioquímico, ou térmico, com a instalação de unidades de recuperação energética, que é o que temos de mais avançado no mundo desde que o resíduo seja homogêneo”, destacou o especialista.

Técnicos da Emplasa ainda apresentaram os avanços conseguidos nas reuniões anteriores do Conselho da Reunião Metropolitana e a formação de grupos temáticos para a discussão dos problemas da região, bem como a elaboração de propostas que possam ser trabalhadas no âmbito da região de forma conjunta e consensual. Ouvir a sociedade e os municípios é uma das etapas para a composição do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba, que segundo o Prefeito de Itu, está adiantado. “Temos a parceria sadia das cidades da região, na compreensão de que estamos no caminho certo, junto com Sorocaba e os outros municípios, integrando o desenvolvimento das cidades que compõe a região metropolitana”.

A sociedade civil pode enviar sugestões ao Conselho de Desenvolvimento a partir do site do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sorocaba (https://www.pdui.sp.gov.br/sorocaba/).

A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba será no dia 18 de setembro em Itapetininga, tendo como tema principal as questões da saúde nos municípios da região.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo