3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. SECRETÁRIO ESTADUAL DE ENERGIA E MINERAÇÃO PARTICIPARÁ DE REUNIÃO DA RMS EM TATUÍ

Secretário João Carlos de Souza Meirelles deverá estar em Tatuí no evento da RMS.

Na segunda-feira (31/07), acontecerá em Tatuí a décima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento terá seu início às 10h, no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e deverá reunir prefeitos de 27 municípios, vereadores, deputados estaduais, deputados federais e representantes do Governo do Estado em diversas áreas e sociedade civil.

A reunião, que será presidida pelo prefeito de Itu Guilherme Gazzola, presidente de RMS, contará com a presença do secretário estadual de Energia e Mineração, João Carlos de Souza Meirelles, que abordará o tema: “Avançar na discussão sobre a Gestão e Destinação de Resíduos Sólidos e Modelos de Consórcio”, explicando sua forma de implantação e aspectos jurídicos envolvidos.

Tatuí, junto com Sorocaba e Itu, é município sede de uma das Sub-regiões da Região Metropolitana de Sorocaba. Sub-Região 1, a maior em número de municípios, é formada por: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga, município que foi incorporado à região após a sua institucionalização; a Sub-região 2 é integrada por: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque; e a Sub-região 3 é formada por: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

A secretaria-executiva da RMS é exercida pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A) até a implantação definitiva da Agência Metropolitana.

Números da Emplasa indicam que a RMS tem 2 milhões de habitantes representam 4,6% da população estadual. A região gera cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista.

Estará em pauta também na reunião a definição de cronograma e de nomes dos responsáveis municipais pelo PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), tema que já está sendo discutido em reuniões temáticas desde o começo do ano.

A prefeita anfitriã, Maria José Vieira de Camargo, tem uma boa expectativa com relação à reunião: “avançar na questão do PDUI, que é o planejamento urbano regional; cobrar sobre a implantação efetiva da Agência Metropolitana e discutir outros assuntos de prioridade regional vai ser muito importante”.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).