Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. MUSEU RECEBE O ESPETÁCULO ITINERANTE “OPERAÇÃO LUNÁTICAS” NO DIA 30 DE JUNHO

MUSEU RECEBE O ESPETÁCULO ITINERANTE “OPERAÇÃO LUNÁTICAS” NO DIA 30 DE JUNHO

Publicado em:

Grupo Tarto de Teatro desenvolveu projeto itinerante que irá percorrer 29 cidades em três países diferentes.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, recebe no dia 30 de junho, às 14h30, o espetáculo itinerante “Operação Lunáticas”, do Grupo Tarto de Teatro, de Campinas.

O espetáculo é uma construção dramatúrgica baseada em relatos e vivências do Grupo Tarto de Teatro com pessoas diagnosticadas com Alzheimer e inspirado no livro “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, de Fernando Arrabal. Ele é musicado e com a estética do Teatro de Rua, onde os atores utilizam do corpo e da voz a serviço da construção artística no espaço público, ao ar livre, e que entende a própria cidade como dramaturgia.

No enredo estão Guilhermina, a mãe, ex-baronesa do café, excêntrica e diagnosticada com Alzheimer e Estefânia, a afilhada, iletrada, deselegante e destinada a servir. Com a doença cada vez mais avançada Guilhermina viaja com o único bem que lhe resta, a Clotilde 2.4, o seu carro, na ilusão de alcançar a grandiosa e redonda lua. Diante de tal anseio, Estefânia é obrigada a embarcar nessa Operação Lunática. Debatendo questões sociais, fazem um passeio pelo universo poético e inerte da existência humana, de uma forma lúdica e singela levando o público a embarcar com elas nessa insensata aventura em busca de sanidade.

O Projeto – O Grupo Tarto de Teatro desenvolveu esse projeto itinerante que irá percorrer 29 cidades em três países diferentes. A proposta é a interação entre linguagens distintas em diálogo direto com o público. Dentro desse espectro de aproximação, eles apresentam um espetáculo itinerante que acontece dentro e fora, e em todas as partes, de um Uno/95, batizado de Clotilde 2.4. Um carro/palco elaborado no estilo teatro mambembe. Eles estão partindo de Campinas e vão em direção à Argentina e ao Paraguai, onde tem parceiros na área teatral, criando um grandioso intercâmbio cultural.

O Grupo Tarto de Teatro O Grupo Tarto tem como foco a investigação da linguagem cênica a partir do trabalho do ator, acreditando na trans(formação) pela arte. Nessa séria brincadeira de abrir cortinas, fazem um passeio pelo universo poético que é o teatro e se tornam, por vezes, eternas crianças.

Sendo assim, o grupo busca o desafio em sua trajetória e o melhor deles é poder compartilhar experiências. Veem a arte como estímulo para a educação, propondo uma quebra no cotidiano e trazendo novas perspectivas para o público. Seguem com o foco em arte e educação, acreditando que ambas podem e devem caminhar juntas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo